Sempre que falo com professores que precisam ministrar aulas de Photoshop, eles comentam comigo que os alunos são ávidos pelas famosas receitas prontas, para criar aqueles efeitos pirotécnicos com o Photoshop. A quantidade e variedade são enormes, como seqüências de ações para criar efeitos de fogo, gelo, neve, chuva e outros. Alguns deles até perguntam como é possível chegar nesses efeitos? A resposta é simples, na base da tentativa e erro. Isso mesmo! Na maioria dos casos, esses efeitos são o resultado de horas de experimentação em frente ao computador.

Essa semana mais um desses efeitos me chamou a atenção, agora um muito útil já que ele pode ser usado para vários propósitos. Como por exemplo, o plano de fundo de uma apresentação ou vídeo produzido no after effects.

Esse efeito simula um efeito de Glow avançado, que resulta na imagem abaixo:

Tutorial Photoshop Glow

O tutorial está disponível nesse endereço, no total são aproximadamente 15 passos necessários para se conseguir esse efeito. Tudo envolve o uso correto de transparências e misturas de camadas. Veja uma pequena descrição dos principais passos:

  • O primeiro passo é criar um plano de fundo, com um gradiente alaranjado, que serve como base para o fundo.
  • Depois esse mesmo fundo deve ser duplicado, e nele aplicado uma mistura de camada do tipo Color Dodge.
  • Para compor o efeito é necessário um pouco de texturas. Então o tutorial orienta o usuário a criar uma imagem com o filtro de clouds. Configure as cores do efeito para que a texturas seja em escala de cinza. Depois precisamos transformar essa imagem com o filtro Chrome, assim a imagem lembrará algo parecido com um líquido.
  • O fundo da imagem está pronto, agora é necessário criar uma curva que será usada no efeito de glow. O desenho da curva é simples e não envolve nenhuma técnica especial.
  • Na camada da curva o tutorial orienta o artista a aplicar uma série de efeitos de mistura, como sombras, outer glow e color overlay. Esse conjunto de efeito dará o efeito final.

Além desses passos básicos, existem outros ajustes necessários até que se chegue ao resultado final. O importante é entender a seqüência, para quem sabe planejar algumas variações ou adaptações do efeito. Quem sabe algo parecido com o Gimp.

Se você quiser, existe um tutorial muito parecido com esse, voltado para o Gimp, nesse endereço.