Certa vez fiz uma experiência em sala de aula, que se mostrou um tanto quanto problemática. Em uma turma que deveria aprender o Corel Draw, substitui a ferramenta pelo Inkscape. Os usuários que não sabiam o Corel, aceitaram a troca com algumas ressalvas, mas os que já sabiam como funciona o Corel Draw acabaram se mostrando resistentes. Qual o problema? Aprender uma nova ferramenta é complicado, ainda mais quando já se tem experiência anterior com um software semelhante. A mesma coisa acontece com um usuário que já sabe o Adobe Illustrator e tenta aprender o Corel, ou vice-versa.

Uma das críticas em relação à interface do Inkscape foi relacionada às janelas dos menus. Quando uma janela com propriedades é aberta, essa funciona como uma janela independente da ferramenta. Mas agora isso vai mudar, aparentemente na próxima versão, a 0.46 as janelas e menus do Inkscape podem ser ajustadas na lateral da interface, de maneira praticamente idêntica ao Corel Draw.

Inkscape 0.46

Ficou interessado em saber como isso funciona? Assista a esse vídeo, para ver a nova interface que provavelmente será usada na versão 0.46 do Inkscape.

Isso é uma cópia do Corel? Esse é um recurso que agrega ou desnecessário?

Bem, minha opinião é que mais usuários devem adotar o Inkscape com essa mudança. Claro que mais ferramentas são essenciais, mas tornar a interface da ferramenta mais amigável para usuários experientes é uma ótima jogada!

É exatamente por esse tipo de problema que passo quando apresento o Blender, para usuários que já sabem usar o 3ds Max ou Maya. Eles não querem aprender a usar uma nova interface, na verdade eles apenas querem migrar, com o mínimo de esforço possível. Quando encontram uma interface com muitas diferenças, acabam desistindo.

Quais outras novidades estão previstas para essa versão do Inkscape? A lista não é pequena, além dos projetos do Google Summer of Code, várias outras melhorias estão previstas para essa versão. Veja uma lista resumida:

  • Ferramenta de pintura tipo balde (Paintbucket)
  • Ferramenta de desenho em 3D
  • Filtros
  • Menus que se encaixam na interface (Dockable)

Para uma lista completa das melhorias previstas, visite esse endereço. Agora é só esperar pelo lançamento oficial.