Você quer uma versão gratuita do Softimage XSI? Pois com o chamado Softimage XSI Mod, é possível usar por tempo indeterminado e para fins pessoais, uma versão otimizada do XSI para produção de modelos e animações para jogos. Infelizmente ainda não temos a versão do XSI nos moldes do Personal Learning Edition, mas já é um grande avanço. Essa versão não é novidade, mas como uma série muito boa de tutoriais sobre o XSI Mod foi lançada, resolvi fazer o download dessa versão para avaliar.

Softimage XSI Mod

O que me incentivou a fazer o download foram dois vídeos publicados pelo CG Arena. Visitando a página do tutorial no CG Arena é possível assistir aos dois vídeos, o download também está liberado, mas para poder ter acesso aos links é necessário realizar algumas tarefas. Primeiro é necessário se registrar nos fóruns do CG Arena, depois publicar uma resposta ao tópico do fórum que anuncia o lançamento do tutorial. Só depois disso é que os links aparecem. Mas vale o download, os vídeos somados têm aproximadamente 180 MB.

O tutorial é destinado a pessoas que não sabem nada sobre a ferramenta. O primeiro vídeo faz uma apresentação geral do Softimage XSI Mod, com a interface e seus principais comandos de edição.

Além de apresentar a interface, no final do vídeo o autor mostra o processo de modelagem básica, para elaborar o modelo da cabeça de um gato.

O segundo vídeo é direcionado as ferramentas de animação do XSI Mod, com um modelo um tanto quanto familiar. O autor anima uma lâmpada, muito semelhante ao Luxo, mascote da Pixar. A animação é simples, mas mesmo assim é possível aprender a manipulação e criação de animações com a ferramenta.

Se você tem curiosidade em aprender como funciona o XSI, recomendo fazer o download dessa versão, junto com os vídeos para começar a fazer alguns testes.

Quer ver um exemplo de como o XSI pode ajudar na produção de jogos? Veja esses dois vídeos, que mostram como elaborar personagens 3D para o Half-Life 2, usando o XSI.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=hjsstUqiUyY

Tutorial Softimage XSI para o Half-Life 2 – Parte 1

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=sknm9_CuHps

Tutorial Softimage XSI para o Half-Life 2 – Parte 2

Lembre! O XSI Mod é gratuito apenas para uso pessoal, se você quiser começar a trabalhar com ele profissionalmente, será necessário comprar uma licença.