Nas últimas duas semanas recebi quase dez e-mails com dúvidas sobre como cobrar por trabalhos realizados em computação gráfica, como maquetes eletrônicas, ilustrações, animações e outros. Tirando a parte técnica do “negócio”, a parte financeira é a que gera mais dúvidas nas pessoas que tem intenção de trabalhar com computação gráfica. Posso dizer isso por experiência com os meus alunos, a grande maioria deles tem dificuldade em mensurar financeiramente o trabalho deles.

Como ainda não respondi nenhum dos e-mails que recebi, e nunca havia escrito nada específico sobre o assunto aqui, resolvi reunir algumas dicas para quem está com dúvidas no assunto. Antes de mais nada, vou colocar aqui algumas práticas que já presenciei, não posso garantir que uma delas seja a melhor opção para você. Tudo vai depender da sua análise, afinal você sabe o que se encaixa melhor na sua realidade.

Dinheiro - Euros

Vamos ao que interessa! Imagine que você precisa passar um orçamento para um cliente, que solicitou uma maquete eletrônica ou uma renderização para uma ilustração publicitária. Como você vai cobrar?

Existem várias abordagens, vou listar algumas delas:

  • Horas de trabalho: Muitos profissionais passam orçamentos com base nas horas trabalhadas. A conta é simples, você deve mensurar a quantidade de horas necessárias para realizar a tarefa. Por exemplo, para modelar, texturizar e renderizar a imagem são necessárias 15 Horas. A sua hora de trabalho custa 20 reais, ai é só fazer a conta: 15 x 20 = 300. O problema com esse tipo de abordagem é que você precisará estimar as horas, com base no que o cliente passou para você. Outro problema; as horas combinadas com o cliente podem ser 20, mas por alguma dificuldade técnica o trabalho demora 30 horas para ficar pronto. Essas 10 horas de prejuízo devem ser assumidas por você, o cliente não tem culpa se você estimou de maneira equivocada o tempo.
  • Produto final: Alguns profissionais preferem cobrar pelos produtos. Por exemplo, cada imagem renderizada custa 500 reais. Para um projeto que envolve a renderização de 5 imagens, o orçamento ficaria em 2500 reais. O problema com esse método é que ele ignora a complexidade das imagens. Quando precisamos elaborar a imagem de uma engrenagem, para um cartaz o nível de complexidade é infinitamente inferior ao esforço necessário para criar uma imagem, de um prédio em construção.
  • Estimativa de preço: Com tempo e mais experiência, alguns profissionais conseguem estipular orçamentos com base nos requisitos do trabalho. Logo depois de fazer a reunião com o cliente, o mesmo já estipula o orçamento do serviço.

Esses três métodos são amplamente usados por vários profissionais. Qual o melhor? Na verdade não existe melhor, talvez para quem esteja começando o método das horas de trabalho seja mais simples, até para explicar ao cliente como ele mensurou o orçamento. Com o tempo você pode mudar a sua maneira de cálculo.

Sobre os valores, isso é muito relativo e depende do contexto da sua região. Para isso vale fazer uma pesquisa. Por exemplo, para pessoas que morem em São Paulo a hora de trabalho de 30 reais seja muito baixa, mas para quem esteja em Curitiba seja alta demais.

Como faço para cobrar mais pelo meu trabalho? Existem duas maneiras para aumentar a sua hora de trabalho; ficando muito famoso ou estudando mais!

Recomendo a segunda opção como à melhor maneira de aumentar o valor do seu trabalho, se você pretende se apresentar como designer, que tal fazer uma graduação em desenho industrial? Quem sabe um curso de cinema digital?

Lembre sempre, os projetos que melhor remuneram profissionais nessa área são solicitados por empresas. Essas empresas tendem a confiar mais em profissionais com formação e experiência. Sem formação, você tende a ser classificado como “micreiro”! Do ponto de vista das empresas, esse tipo de profissional não é bem visto.

Espero que com essas dicas você possa começar a pensar melhor em como é possível cobrar pelos seus serviços, seja para fazer uma animação, maquete ou outro trabalho qualquer em CG.

Você já trabalha com CG? Como você faz os seus orçamentos? Que tal compartilhar um pouco da experiência com quem está começando.