Essa semana mais uma revista dedicada à computação gráfica foi disponibilizada para download, a revista em si foi a CG Arena 7. O material da revista é dividido entre artigos que mostra como algumas cenas foram elaboradas, tutoriais mostrando efeitos em ferramentas como o Photoshop ou After Effects e uma entrevista. Veja uma descrição dos assuntos abordados nessa edição:

CG Arena 7 - Revista gratuita

  • Entrevista com Szabocs Matefy: Aqui temos uma entrevista com um artista 3d muito talentoso, que trabalha para empresas de desenvolvimento de jogos na Hungria. Na entrevista é possível perceber como o trabalho em equipe e o talento se sobrepõe as limitações técnicas das ferramentas 3D. O artista já trabalhou com Maya, 3ds Max, LightWave e agora está no SoftImage.
  • Tutorial Photoshop – Criando bolhas: Esse é um tutorial muito interessante sobre o Photoshop, mostrando como adicionar um efeito de bolhas de sabão em qualquer imagem.
  • Tutorial After Effects – Fractais: Você já deve ter visto vídeos com aquelas animações apresentando formas abstratas se animando. Pois nesse tutorial é possível aprender como produzir essas animações, usando formas abstratas, muito semelhantes a fractais. Para quem trabalha com vídeo é uma ótima dica.
  • Produzindo “Love Bycicle” com o 3ds Max: Aqui temos o destaque da revista, essa cena muito simpática, produzida no 3ds Max é dissecada em um artigo de 9 páginas. A modelagem da cena não é abordada a fundo, o artigo mostra mais a preparação dos materiais e iluminação que é feita com o V-Ray. Se você é usuário do Max, vai gostar de aprender as técnicas para criar grama como V-Ray Fur e a iluminação da cena. Só para ter uma idéia, essa cena é a imagem da capa.
  • Produzindo “Mafia” com o Maya: O último artigo da revista aborda a criação de um personagem realista, usando o Maya. O processo de texturização e configuração da renderização são os destaques do artigo. O autor do artigo mostra algumas dicas, sobre como ele renderizou a cena usando o Mental Ray.

Se você quiser fazer o download da revista, visite o seguinte endereço no CG Arena. Para copiar a revista é necessário possuir uma conta nos fóruns da CG Arena. O arquivo é grande, com aproximadamente 30 MB e 54 páginas.