Você já ouviu falar sobre o projeto Jahshaka? Caso não tenha ouvido falar sobre ele nos últimos tempos, se prepare para começar a ouvir muito! Esse é um projeto muito interessante, que tem como objetivo criar uma ferramenta semelhante ao After Effects ou Combustion, mas de código aberto e gratuita. Hoje em dia uma boa parte do trabalho de pós-produção pode ser feita no Blender, com o seqüenciador de vídeo e o compositor de nós, mas nunca é demais ter mais uma opção. Nos últimos dias foram divulgadas notícias interessantes sobre o projeto.

Um anúncio nos fóruns do projeto divulgou que o Jahshaka voltará a ganhar atualizações. Isso mesmo! Nos últimos dois anos o Jahshaka esteve praticamente morto, ganhando poucas ou nenhuma atualização importante. Na escola em que ministro aulas, estávamos até pensando em uma época na escolha do Jahshaka como ferramenta de composição e efeitos, mas com a falta de apoio ao projeto acabamos desistindo.

A animação dos usuários e participantes da comunidade é evidente, pelas mensagens de apoio que vem sendo publicadas nos fóruns.

Tomara que o projeto consiga se erguer novamente, para oferecer a artistas 3d uma opção confiável e eficiente para composição e efeitos em vídeo.

Você ficou curioso em usar o Jahshaka? Mesmo sem receber atualizações por algum tempo, a ferramenta é muito interessante. Para as pessoas que quiserem avaliar o software, fazendo algum trabalho de edição, selecionei um ótimo tutorial em vídeo, que mostra as opções básicas sobre como operar o Jahshaka.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=r9YuJSYXlmI

Vídeo 1 – Conceitos básicos

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=xlXkdojRVOY

Vídeo 2 – Conceitos básicos

Esses dois vídeos mostram os conceitos básicos sobre a ferramenta. Existe outro vídeo, muito legal que mostra o processo de animação com ele.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=6ypicUbbmg0

Animação com o Jahshaka

A interface e ferramentas do Jahshaka ainda precisam melhorar muito, a usabilidade dele ainda afasta muitos usuários. Já tentei implementar a ferramenta, como opção para usuários do After Effects, mas a receptividade não foi muito boa. Mas para quem nunca usou ferramenta alguma de composição, a aceitação foi mais fácil!

Que tal aprender o Jahshaka? Pode ser uma ótima tarefa no período de férias!