Mais uma demonstração em vídeo, sobre o FinalRender foi liberada pela Cebas. Dessa vez o vídeo mostra como usar o renderizador em conjunto com o Maya. Esse tutorial segue a mesma linha de outros já lançados pela Cebas, gravados durante a última Siggraph 2007, eles mostram o público que estava na conferência, como é possível integrar o produto deles as diversas suítes 3D. Já mostrei aqui os tutoriais que mostram a integração com o Cinema 4D e 3ds Max, agora chegou a vez do Maya!

Maya e FinalRender

O tutorial está dividido em dez partes, sendo que cada parte é destinada ao respectivo assunto:

  1. Nessa primeira parte o autor do vídeo, descreve o tutorial e comenta que a versão do FinalRender disponível, adiciona várias funcionalidades e ferramentas ao Maya, que não estão disponíveis na versão “de fábrica” do software.
  2. Aqui ele começa a descrever um exemplo dessas novas funcionalidades. A primeira é a câmera, com a opção de criar efeitos no formato de olho de peixe, aquela famosa distorção conseguida em editores de imagem. Essa é uma ótima opção para imagens panorâmicas.
  3. Depois de mostrar as câmeras, o vídeo aborda o uso da iluminação global com o Maya. O tutorial mostra as opções de iluminação com HDRI e as configurações do ambiente.
  4. Além da iluminação, o tutorial mostra nessa parte, como o FinalRender pode manipular e agüentar uma grande quantidade de polígonos.
  5. Uma ótima opção para qualquer renderizador, um céu com base em parâmetros reais. Esse é o assunto dessa parte, com as opções do Physical Sky.
  6. Aqui temos uma ótima opção, objetos funcionando como fontes de luz. O vídeo mostra uma opção que permite determinar um objeto como emissor.
  7. O próximo novo recurso é chamado de fr-Procedural que é um objeto especial do FinalRender, que exibe apenas um cubo na viewport, mas é renderizado como um objeto mais complexo. Isso permite manipular e renderizar cenas com um grande número de polígonos.
  8. No penúltimo vídeo, o autor mostra algumas opções especiais de materiais, como metais e opções de reflexões borradas.
  9. Para finalizar, temos um recurso interessante chamado de Light Portal que permite ao renderizador, identificar pequenas aberturas ou áreas que são a fonte de luz de uma cena. Por exemplo, uma sala com uma pequena janela.

O material é muito interessante e é recomendado para qualquer artista 3D, mesmo quem não trabalhe com o Maya ou FinalRender. Para assistir ao tutorial, visite esse endereço. Os vídeos estão no formato Windows Media.