Mais um ano está acabando, esse é o momento perfeito para fazer uma pequena retrospectiva do que aconteceu em 2007. Acho que todos devem estar se perguntando, como é possível melhorar em 2008? O que fazer, para que no final de 2008 possamos dizer que esse foi um ano bom? As promessas que fizermos agora no final desse ano devem guiar as nossas ações, ao menos no início de 2008. Uma ótima promessa, que recomendo a todos; se comprometa a fazer um curso! Isso mesmo!

Mesmo que você já esteja estabelecido profissionalmente, considere a possibilidade de fazer um curso, para melhorar e aprender mais. Para os profissionais que já trabalham como autônomos, comercializando imagens ou animações, qualquer curso que ajude a incrementar o seu negócio é válido. Por exemplo, o que você acha de fazer um curso do Sebrae? Quer ir mais longe? Ótimo, que tal investir em um MBA, caso você já seja formado.

Fogos 2008

No meu caso, nesse próximo ano pretendo fazer dois cursos de especialização, sendo que nenhum deles tem relação direta com modelagem 3d ou animação. Ambos são voltados para área administrativa e educacional. Mas e a computação gráfica? Bem, nesse caso a minha atualização será feita por livros e internet como de costume. O que eu queria mesmo, mas que infelizmente não consegui concretizar em 2007 era iniciar um mestrado. Até comecei a escrever um pré-projeto de pesquisa, mas compromissos profissionais e outros imprevistos acabaram me fazendo adiar o projeto. Mas em 2008, pretendo tentar submeter o projeto a seleção, para começar a fazer o mestrado em 2009.

Deixando agora os meus projetos de estudo de lado, falemos um pouco sobre o Blender. O próximo ano promete ser marcante para a comunidade de artistas 3d que usa o Blender, teremos o lançamento do projeto Peach e do Apricot. Ambos devem adicionar novas funcionalidades ao Blender, que devem ser implementadas apenas no segundo semestre, mas com certeza teremos ótimas novidades.

Se você quiser conferir uma retrospectiva do que aconteceu de mais marcante, na computação gráfica em 2007, leia esse ótimo artigo publicado na CG Society. O primeiro lugar da lista deles é unânime entre os artistas 3D que conheço, sendo a minha opinião também, Ratatouille da Pixar foi o maior destaque de 2007.

O que você acha? Concorda com a lista?

Quais os seus objetivos para 2008? Algum projeto em especial?

Para todos que acompanharam o Blog em 2007, desejo a todos um feliz 2008 e esperem por novidades, melhorias e novos projetos relacionados ao Blender e computação gráfica para 2008!