Uma pergunta muito pertinente apareceu nos fóruns da CG Society na última semana, como em algumas ocasiões eu comento em sala de aula esse assunto, mas nunca havia falado sobre isso aqui, resolvi fazer um artigo sobre o assunto. A pergunta é simples; o que você faz enquanto espera um render terminar? Para quem já passou pelo processo de gerar imagens ou animações complexa, sabe que em algumas ocasiões é inevitável esperar algumas horas ou até mesmo dias, para que uma imagem ou animação fique pronta.

As opções e situações são as mais diversas, principalmente para quem está começando a trabalhar com computação gráfica 3d agora. Bem, a pergunta que eu faço para você é essa, o que você faz?

Rendertime

Para os profissionais, que não podem perder tempo, nesse momento é fundamental ter a disposição dois computadores. Lembro quando ainda estava começando, o trabalho com um computador apenas me deixava limitado a fazer um render e literalmente parar. Com mais de um computador, você já pode acionar o render a adiantar outras partes do trabalho, como a modelagem de outras cenas ou objetos.

Está sem idéias? Nunca teve que esperar por um render longo terminar? Pois veja uma lista com algumas das coisas que eu mesmo faço, e outros artistas costumam fazer, enquanto um render longo não termina:

  • Adiantar outras partes do trabalho (Modelagem, animação e outros)
  • Estudar
  • Ler um livro
  • Jogar videogame
  • Dormir
  • Arrumar o escritório/casa
  • Ficar olhando para o computador e esperando o render terminar
  • Olhar para o computador e torcer para não aparecerem erros
  • Reclamar que o computador poderia ser mais rápido e planejar um upgrade
  • Fazer exercícios ou ir para academia

Essas são apenas algumas das opções disponíveis. Se você tem vários computadores a disposição, sua produtividade pode crescer vertiginosamente nesses períodos. Algumas empresas dispõem das chamadas Render Farms, que tiram essa responsabilidade dos computadores de produção. Mas essa é uma solução para grandes projetos, portanto você ainda precisará pensar nisso.

Às vezes é importante pensar nesses detalhes e saber como outras pessoas, trabalhando na mesma área que você se comportam. Antes de conversar com outro profissional, em meados de 1999 eu nunca tinha parado para pensar que, comprando um segundo computador eu conseguiria mais produtividade. Nesse caso o Blender se ajusta perfeitamente! Ao comprar outro computador para trabalhar, você só precisa providenciar uma nova cópia da instalação e pronto! Com ferramentas proprietárias, seria necessário investir em mais hardware e mais licenças de software.

Bem, já passei as idéias. O que você faz enquanto espera?