Você deve estar lembrado do artigo em que indiquei um link, com mais de dez horas de tutoriais em vídeo sobre o Lightwave 3D. Pois agora descobri outra fonte de tutoriais gratuitos, dessa vez para o 3ds Max. Um artista chamado Louis Marcoux, especializado no uso do 3ds Max, ele grava e disponibiliza pequenos vídeos sobre a ferramenta. Os vídeos abrangem desde a modelagem básica, com dicas para usar modificadores como o Edit Poly, até dicas de animação avançada como a configuração do Reactor ou como usar a opção Biped para animação.

Tutoriais 3ds max

Como a quantidade de vídeos é muito grande, e ainda estou terminando de fazer o download dos tutoriais de Lightwave, ainda não pude conferir todos os vídeos, mas eles estão aqui guardados e devo assistir a todos em breve. Mesmo assim, selecionei alguns deles para fazer comentários. Na lista de vídeos selecionei alguns que considero mais interessantes para fazer download primeiro:

  • Selecting Missing UVs: Esse vídeo mostra como usar um Script que faz o rastreamento na cena, por objetos que não tenham mapeamento UV. Ótima ferramenta para quem trabalha com modelagem para jogos. (6 de Dezembro de 2007)
  • RFP Camera Movement: Aqui temos um vídeo que mostra a integração entre o 3ds Max e o Combustion. Com ele podemos exportar o movimento da câmera no Max, para composição com objetos reais no Combustion. (5 de Junho de 2007)
  • Muscle Objects: Esse é um ótimo vídeo que mostra o processo de construção de músculos para personagens. Isso mesmo! Sem o auxilio de nenhum plugin extra, apenas os Bones comuns do Max o autor mostra como produzir esses elementos. Claro que o tópico não é abordado em detalhes, mas vale à pena. (8 de Fevereiro de 2007)
  • Radiosity Vertex Paint: Calcular uma solução com radiosidade não é novidade, mas aqui o autor mostra como ajustar e melhorar a solução com o modificador Vertex Paint. (8 de Fevereiro de 2007)

Esses foram os vídeos que consegui fazer o download, ainda existem muitos outros. Coloquei a data em que cada um foi publicado, para facilitar a localização, o autor organiza tudo em ordem cronológica.

Se você é usuário do 3ds Max, o download desses vídeos é altamente recomendado. Faça o download e assista a cada um deles várias vezes! Para os que não são usuários do 3ds Max, ainda recomendo o download, assim será possível conhecer as ferramentas e métodos usados na modelagem e animação com o Max. Sempre é possível aprender alguma coisa!