Você sabe o que são fractais? Esse é um tipo de imagem muito interessante de se produzir, que nada mais é que uma série de formas e linhas, que se repetem formando um padrão. O padrão é quase sempre governado por regras matemáticas, para que a repetição seja quase que exata. A única coisa que muda nas formas, geralmente é a escala e as cores que fazem parte do conjunto. Muitos designers e editores de vídeo se aproveitam desse tipo de imagem, para compor o plano de fundo de vídeos e apresentações. Como as imagens na maioria das vezes são abstratas, acabam se adaptando a qualquer tipo de ambiente.

Apophys

Autor da imagem: Zueuk

Bem, o Blender e outras suítes 3D podem tranquilamente gerar fractais, com o auxilio de alguns scripts. Mas sempre é mais indicado usar ferramentas especializadas para esse propósito. Como precisei criar algumas imagens desse tipo, para um trabalho recente, acabei descobrindo uma ótima ferramenta chamada Apophysis, que tem como objetivo exclusivo, produzir esse tipo de imagem. Além de ser especializado em fractais, o Apophysis é open source e pode ser copiado e usado gratuitamente, de maneira semelhante ao Blender!

O funcionamento do script é simples, existem vários tutoriais na web que ensinam a criar fractais muito interessantes. Por exemplo, nesse tutorial disponível no deviantart, um artista chamado Fractal-Impact, o usuário é guiado pelo processo de criação, que tem a seguinte seqüência:

  • Precisamos abrir um arquivo com informações de cores, nesse caso um arquivo com extensão UGR
  • Depois precisamos alterar parâmetros, para determinar o volume e forma dos fractais
  • Para finalizar, o tutorial mostra como editar parâmetros de repetição e distribuição dos fractais

O resultado final é belíssimo, se você não trabalha com computação gráfica, mas tem inclinação a pintura e criação de imagens. Recomendo essa ferramenta até como terapia! Com um pouco de paciência, será possível elaborar imagens fantásticas. Para atingir o mesmo nível, com ferramentas 3D seria necessário um enorme trabalho de edição.

Caso você trabalhe com computação gráfica, essa é uma ótima fonte de gráficos e imagens para ilustrações originais.