Que tal usar sem restrição alguma uma ferramenta de alto nível, para fazer composição e câmera track? Pois agora nós podemos usar, sem restrição de tempo o PFTrack, da The Pixel Farm. A empresa foi bondosa em disponibilizar uma versão PLE da sua renomada plataforma de composição e efeitos. Essa é uma das ferramentas mais poderosas, para fazer câmera track e composição de objetos reais, filmados com atores ou paisagens, com modelos 3d gerados por suítes de animação. A lista de empresas que usam o PFTrack é impressionante, abrangendo alguns pesos pesados como Sony Pictures e Digital Domain.

Composição e efeitos para vídeo

Mas o que podemos fazer com essa ferramenta? Caso você não tenha idéia, sobre o que é possível fazer com o PFTrack, compilei uma lista com alguns dos recursos:

  • Geometry tracking: Com esse recurso é possível importar modelos 3d animados, para o ambiente do PFTrack. Isso permite substituir facilmente a face de atores ou animais, por animações. Essa é a ferramenta usada para realizar aquelas produções em que os animais conversam com tanta naturalidade.
  • Focal Length Estimation: Com essa ferramenta é possível identificar a abertura da lente usada para fazer a filmagem. Assim você pode mesclar perfeitamente um objeto em 3D com vídeo filmado. Sem esse tipo de opção, ou uma informação prévia, seria necessário chutar a abertura da câmera.
  • Modelling tools: Existem ferramentas de modelagem 3d básicas, permitindo que artistas envolvidos na composição, possam criar objetos 3d de maneira fácil, sem a necessidade de uma suíte 3d. Ainda existe a vantagem de usar a imagem de fundo como guia.
  • Motion capture: Existem ferramentas próprias para manipular e armazenar dados sobre captura de movimento, diretamente do vídeo. Tudo pode ser capturado de uma ou mais câmeras, para um resultado mais completo.

Quais as restrições do PFTrack PLE? Essa versão não consegue exportar arquivos, mas salva os projetos feitos nele sem restrições. Ainda tem mais, os arquivos da versão PLE não são compatíveis com a versão comercial. Caso você tenha ficado curioso e queira testar a ferramenta, visite esse endereço na The Pixel Farm.

Ainda não faz idéia do que o software pode fazer? Veja esse vídeo:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=yuHX5iGBzvw

Exemplo Camera Match

O artista criou o helicóptero no Maya e fez a composição da câmera e sombras com o PFTrack. Até que ficou legal o vídeo!