No final da última semana, para ser mais preciso no domingo, mais um episódio do Fxguide TV foi disponibilizado para download. Dessa vez, o episódio 20 apresenta dois temas: uma entrevista com a equipe da ILM, responsável pelos efeitos e produção de Transformers e depois um ótimo tutorial sobre estabilização de câmeras com o After Effects. A parte da entrevista é pouco atrativa visualmente, apresentando apenas imagens do filme já divulgadas, nada de making of. Mesmo assim, alguns dados interessantes sobre a produção são divulgados pela equipe.

Fxguidetv 20: Transformers e After Effects

Como o vídeo está em inglês, fiz uma pequena lista com os principais pontos abordados na entrevista:

  • Esse foi um dos projetos mais desafiadores para a ILM, por vários motivos. Além da dificuldade técnica, vários projetos de peso como Piratas do Caribe 3 estavam em desenvolvimento simultâneo. Já pensou trabalhar nos robôs e na turma de Davy Jones ao mesmo tempo?
  • Para agüentar o tranco, eles tiveram que dobrar a capacidade da render farm na ILM.
  • O design dos robôs foi seguido quase a risca, com base nos desenhos produzidos pela equipe do diretor Michael Bay.
  • Um detalhe interessante sobre a animação, os robôs foram criados com ênfase no design e visual. Ninguém pensou na animação ou mecânica envolvida nas transformações. Tudo ficou sob responsabilidade dos animadores da ILM.
  • A solução encontrada por eles foi alterar a maneira com os robôs se transformam, dependendo da posição da câmera. Eles analisam a cena e fazem a transformação parecer visualmente mais atrativa para a câmera. Tanto é que alguns robôs se transformam de maneiras diferentes ao longo do filme. Bem, eu não tinha percebido isso, mas da próxima vez tento prestar mais atenção nisso.

No final do episódio, eles mostram uma ótima técnica de estabilização de câmera para o After Effects. Ela é necessária para minimizar os movimentos de câmera, gerados por ambientes ou fontes instáveis. Por exemplo, no vídeo eles mostram uma filmagem feita de um avião, que acabou ficando um pouco tremida. O objetivo do exercício é passar a impressão que o vídeo tinha sido feito de um helicóptero, apresentando um movimento mais estável.

Se você tem curiosidade ou gosta do After Effects, recomendo o vídeo! A técnica é muito interessante e envolve alguns truques na ferramenta.

Para fazer o download desse episódio, visite esse endereço.