A história da computação gráfica, ou melhor, da animação por computador é fascinante. Muito dessa história remete aos pioneiros da computação, que em meados dos anos 80, conseguiram desenvolver animações rudimentares com o hardware da época, apenas pelo fato de ser pioneiro. Claro que a história da Pixar, que é sem sombra de dúvida um dos maiores expoentes dessa história, me desperta muito interesse pela trajetória de sucesso e começo difícil, que eles tiveram que enfrentar.

Como gosto de estudar essa história, no final do último ano, acabei comprando um livro muito bom, que mostra o desenrolar da história da Pixar. O livro “To Infinity and Beyond!”, mostra bem a história da Pixar, desde a sua origem dentro da Lucas Film, até o desenvolvimento do Carros, infelizmente ele não aborda o desenvolvimento do Ratatouille.

Livro Pixar

Claro que a história recente é conhecida, o que acaba virando um grande making of com imagens de produção e entrevista com as várias pessoas envolvidas na produção. O tesouro mesmo é a história passada do estúdio, que passou um bom tempo, literalmente roendo osso, antes de se transformar na Meca da animação.

Livro Pixar Conteúdo

Sim, nem sempre as coisas foram abonadas de dinheiro e prestigio na Pixar. No começo as maiores limitações, eram orçamentárias e de tecnologia. Imagine como era criar modelos 3d sem interface gráfica? Pois é, eles tinham que digitar as coordenadas, vértice por vértice, para podem modelar algum objeto.

Com o tempo as coisas foram melhorando, mas a guinada mesmo só aconteceu com o lançamento do Toy Story, nos anos 90.

Para completar o relado histórico, comprei nesse final de semana o DVD Pixar Short Films, que completa a coleção com algumas das primeiras animações produzidas pela equipe. É perceptível a qualidade da animação, mesmo com os limitados recursos de produção. O mais impressionante é descobrir que naquela época, eles já usavam sistemas de partículas em ambientes 3d para simular folhas.

DVD Pixar Shorts

Um dos méritos da equipe estava no desenvolvimento de ferramentas próprias. Sempre que eles precisavam fazer uma animação, mas não existiam ferramentas ou técnicas para a performance. A equipe se desdobrava para elaborar essas ferramentas.

Nesse DVD podemos apreciar a primeira animação produzida com o Marionette e renderizada com o RenderMan. Bem, para quem gosta da história da animação ou computação gráfica, esse é um DVD mais que obrigatório!

O que podemos aprender com essa história? Mesmo que você comece com projetos pequenos, como os curtas, tenha paciência e invista nas história e menos nos aspectos técnicos. O que realmente chama a atenção é uma história bem planejada.

A parte técnica deve ser apenas um complemento, mas quando as duas são bem feitas, o sucesso é inevitável!