Esse é um tutorial destinado as pessoas interessadas em trabalhas com jogos. Estava navegando por alguns fóruns de noticias sobre o Softimage XSI, quando descobri esse excelente tutorial em vídeo, que mostra o processo completo de criação, para um personagem que deve ser adicionado ao jogo Unreal 3. Mesmo que você não seja usuário do Softimage, recomendo assistir ao vídeo se você tem alguma pretensão em criar material destinado a jogos 3d. No total são quase 180MB de vídeos, divididos em quatro partes.

Tutorial Softimage XSI para jogos

No começo do tutorial o autor deixa claro que o objetivo do mesmo é adicionar um personagem personalizado, no jogo Unreal 3. O primeiro vídeo aborda a instalação de um plugin próprio para o Softimage, chamado de Actor X, que permite exportar arquivos em um formato especial. Depois que o plugin está instalado, o autor do tutorial que se chama Carl Callewaert começa a efetivamente manipular o personagem.

O sistema de ossos do personagem é pré-montado, sendo próprio para utilização no Unreal, segundo o autor do vídeo. Com aquela estrutura de bones, qualquer pessoa pode produzir e personalizar qualquer personagem existente no Unreal. Infelizmente o autor não especifica o local em que o material pode ser obtido, mas no mesmo endereço em que ele disponibiliza o vídeo, existe um arquivo ZIP com todos esses recursos necessários para a produção, disponível para download.

Esse “template”, conta com a estrutura de ossos pronta e o mapeamento UV também. No vídeo em que o autor explica como está dividida a estrutura do personagem, ele mostra como está configurado o mapeamento. As partes do modelo estão prontas e divididas no mapeamento, com áreas específicas para cada parte do corpo.

Para mostrar como seria o processo necessário, para personalizar um modelo desde o início, ele usa um modelo base do XSI, semelhante ao Biped do 3ds Max. Mas nesse caso, o XSI oferece apenas um modelo base para um personagem bípede, construído por subdivisão, o que é uma ótima idéia já que a maioria dos modelos bípedes tem origem em topologias muito semelhantes.

Bem, se você tem interesse em aprender o XSI ou produzir modelos para jogos, esse tutorial é mais que recomendado. Mesmo que você não use o XSI, vale pelo conhecimento e contato com mais essa ferramenta, afinal o download é gratuito! Para fazer o download, visite esse endereço.

Só um lembrete, faça o download do Codec existente na página para visualizar os vídeos.

Bons estudos!