Nunca é demais saber usar o Photoshop ou o Gimp, até porque quando alguma coisa acontece nas nossas imagens renderizadas, que demandem algum tipo de correção é nessas ferramentas que devemos depositar as esperanças e esforços, para escapar de um novo render. Por isso, estou sempre procurando ficar atualizado com as técnicas e ferramentas usadas em ambas as ferramentas, que na prática tem diferenças de interface, mas funcionam de maneira muito semelhante. Pois bem, o CG Total compilou uma página com 100 tutoriais sobre o Photoshop, com uma pequena imagem representando cada imagem gerada com o tutorial.

100 tutoriais gratuitos de Photoshop: Ilustração, pintura e fotografia

Não preciso dizer que essa é uma fonte fantástica de informação sobre o Photoshop, principalmente se o seu interesse é em ilustração digital, que é a atividade mais abordada nos tutoriais.

Você pode estar se perguntando; eu não quero me especializar em pintura, meu negócio é 3d! Posso aproveitar os tutoriais?

Claro! Analisando com calma a lista de tutoriais disponíveis, podemos perceber que alguns deles têm aplicação imediata na criação de texturas. Por exemplo, veja a lista com alguns dos tutoriais (Títulos traduzidos), com um breve comentário sobre a aplicação do mesmo:

  • Criando piso de madeira com o Photoshop: Esse tutorial é fácil de encontrar, a imagem que representa o mesmo é a de um piso de madeira, semelhante ao mapa usado em texturas. Acho que não preciso explicar como essa técnica pode ser útil. Qualquer artista que precise produzir imagens desse tipo pode abandonar em alguns casos o uso de fotografias e fazer o seu próprio piso!
  • Criando uma imagem HDRI do princípio: Aqui temos os procedimentos necessários para gerar imagens HDRI, para iluminação em ambientes 3D. Essas são aquelas imagens esféricas perfeitas para iluminar e gerar reflexões reais em cenários virtuais.
  • Criando cabelo e pelo digital: Se você trabalha com personagens, precisa eventualmente elaborar mapeamento UV e pintar as texturas do personagem. Quando ele tem cabelo, barba ou pelos, você pode usar esse tutorial para pintar esse tipo de superfície diretamente no mapeamento.
  • Pós-produção para imagens 3D: Essa é auto-explicativa! Aprenda várias dicas para melhorar imagens renderizadas.

Bem, esses são apenas alguns dos tutoriais disponíveis, existem ainda mais 97! Os assuntos abordados são dos mais variados como criação de metal envelhecido, simulação de iluminação, texturas sujas e muito mais.

Todos os artigos são hospedados no CG Total! Para acessar a lista completa, visite esse link no 3D Total.