Se você acompanha esse blog há algum tempo, deve saber que sou fã incondicional da Pixar, tanto pela qualidade das suas produções, como pelo fato de ser uma das únicas empresas que conseguem sozinhas, se sustentar no mercado de computação gráfica, com idéias e ferramentas próprias. Eles são diferentes da ILM ou da Digital Domain, que são meras executoras de projetos para terceiros. Outras empresas como a Blue Sky estão trilhando o mesmo caminho, mas a Pixar foi a pioneira e é uma das poucas que desenvolve todos os seus sistemas e softwares.

Fachada da Pixar

Pois bem, encontrei um ótimo vídeo da Empire Online, em que um eles mostram um tour pelas instalações que podem ser visitas pelo público. O guia pelo passeio é um cara chamado Randy Nelson.

Para assistir ao vídeo, visite esse endereço na Empire Online.

Esse tipo de material não é apresentado em extras de DVD, até porque nos últimos longas da Pixar os DVDs não acompanham extras. Eles não são culpados, tudo é uma estratégia da Disney, para agradar aos Pais que compram os DVDs para entreter os filhos, mas não estão interessados em extras.

O vídeo tem 3 minutos, mas mostra muita coisa legal. Fiz uma pequena lista, caso você não entenda a narração em inglês:

  • O Átrio: Esse ambiente eu já tinha visto em fotografias, mas mesmo assim ainda é legal ver como eles mantêm um átrio na entrada, para que todos os funcionários passem por uma área comum, quando chegam para trabalhar.
  • Sala de jogos e lanches: Quem disse que o pessoal não se diverte na Pixar? O Randy Nelson mostra depois do Átrio, a sala de jogos e lanches da Pixar. Pelo visto, eles são movidos a cereais.
  • Painel dos incríveis: Depois ele mostra um painel, com estudos preliminares feitos pelos artistas da Pixar, sobre Os Incríveis.
  • Acesso restrito: Aqui a curiosidade falaria mais alto! Eles mostram a entrada do setor de produção da Pixar, com uma singela placa, avisando que é proibida a entrada de qualquer pessoa sem a autorização de um produtor. Muito provavelmente veríamos os animadores trabalhando no Toy Story 3 ou Wall-E, caso a câmera tivesse adentrado nessa porta.
  • Jardins: Ele finaliza o passeio no exterior do prédio, em que os funcionários fazem eventos e encontros comemorativos.

Não espere aprender nenhum segredo da Pixar no vídeo, ele serve apenas como uma amostra de como é o ambiente de trabalho dos animadores da Pixar. Agora diga se você não gostaria de fazer uma visita como essa?