Eu não sou usuário do Maxwell Render, mas tenho muito interesse nele. O que me faz ter interesse no Maxwell é o fato dele ser o “primo” rico do Indigo. Digo que são primos pelo fato das duas ferramentas usarem o mesmo princípio para renderização, baseando-se em física real para gerar as imagens. E como você deve ter percebido pelos meus últimos últimos artigos, tenho muito interesse no Indigo. Como os dois são parecidos, muito do que é abordado no Maxwell render, pode ser aplicado no uso do Indigo. É como eu sempre digo para os meus alunos, o que muda de ferramenta para ferramenta é a maneira como configuramos os parâmetros. Por exemplo, no Maxwell temos uma interface para organizar os parâmetros, no Indigo precisamos manipular o arquivo XML, mas isso são apenas detalhes.

O embasamento técnico das ferramentas é muito parecido, inclusive com algoritmos que usam as mesmas fórmulas matemáticas às vezes.

Para ajudar nos meus estudos sobre o Maxwell, descobri um excelente recurso para aqueles interessados em aprender mais sobre configuração de materiais. Um artista do Maxwell chamado Mike Verta, produziu uma série de tutoriais em vídeo, explicando como configurar e usar os materiais do Maxwell Render. Ele publicou os links para download, de maneira gratuita nos fóruns do Maxwell Render.

Tutoriais Maxwell Render - Vídeos

Os vídeos estão em alta resolução e são no total 5 vídeos com aproximadamente 150MB cada um! Apesar de deixar bem claro que o vídeo é sobre o Maxwell, o autor usa o Maya como exemplo de integração com a ferramenta. Ele apresenta vários cenários para a configuração dos materiais, em que o artista pode fazer ajustes diretamente na suíte 3D, como o Maya, ou usar a própria interface do Maxwell para os ajustes.

Além dos materiais o autor também aborda alguns aspectos interessantes sobre como conseguir o máximo de realismo, para as cenas que são usadas no tutorial. Quem trabalha com maquetes eletrônicas pode se aproveitar muito dessas dicas.

Mesmo que você não use o Maxwell ou o Indigo, recomendo que assista ao Tutorial. Sempre é possível aprender alguma coisa nova com esses vídeos, mesmo que a ferramenta abordada não seja a que você usa.

Para fazer o download, visite esse endereço. Mas é necessário possuir uma conta de usuário, nos fóruns do Maxwell, que pode ser feita de maneira gratuita.