Desde que comecei a acompanhar as discussões nos fóruns da Newtek, vejo constantemente os usuários do LightWave insatisfeitos com o tratamento que a Newtek dá a ferramenta. Eles reclamam muito da maneira tímida com que o LightWave é exibido na mídia e dos avanços da ferramenta, nos últimos anos. As reclamações não são infundadas, quem investiu quase 1000 dólares em uma licença de uso, para modelar e animar em 3D quer receber atualizações e ferramentas inovadoras. O marketing que a Autodesk faz com os seus produtos, nem se compara ao que a Newtek proporciona ao LightWave.

Bem, mesmo com todos esses transtornos, ainda sou solidário a Newtek. Eles têm uma atenção com os seus usuários lançando constantemente tutoriais em vídeo. Todos os vídeos estão disponíveis para download em um FTP aberto, para qualquer usuário copiar os arquivos. Não preciso dizer que eu já copiei praticamente todos os arquivos disponíveis para assistir aos poucos. Visite o FTP e veja por si próprio.

Tutorial Mapeamento UV

Os assuntos apresentados nos tutoriais são os mais diversos, mas se eu tivesse que recomendar uma categoria especifica de assuntos, recomendaria os vídeos sobre mapeamento UV. Como esse é um assunto de relativa complexidade na modelagem 3d, sempre é interessante conferir abordagens diferentes para essa mesma tarefa. Mesmo que não seja na sua ferramenta de trabalho nativa, no caso o Blender.

Existem vários vídeos sobre modelagem 3d, mas como é fácil encontrar esse tipo de material na internet, se você for dedicar algum tempo para esses tutoriais, aproveite para assistir algo mais proveitoso.

Caso você queria tutoriais mais completos, procure por vídeos com títulos cujos nomes representam alguma coisa. Por exemplo, o vídeo intitulado cathedral, mostra a modelagem das colunas de uma igreja. O autor do tutorial usa como referência uma fotografia para modelar aos poucos as colunas e conseguir chegar à reprodução do espaço. Para quem faz modelagem de maquetes eletrônicas, esse é um vídeo interessante também.

Senti falta apenas de mais tutoriais sobre iluminação, que em minha opinião é o maior destaque do LightWave. As imagens geradas com o sistema de radiosidade dele têm uma excelente qualidade.