Quem assiste séries de TV, como CSI deve ficar impressionado com aquelas ferramentas e tecnologias, para processar evidências de crimes. O 3D é usado para simular acidentes e trajetórias de balas em tempo real! Quem entende um pouco de computação gráfica, sabe que muito daquilo é ficção e seria impossível hoje conseguir aquele nível de interação, sem um mínimo de interação do usuário. Mesmo assim, saiba que a computação gráfica é usada sim como ferramenta para processar evidências em laboratórios forenses. Para exemplificar algumas dessas técnicas, encontrei uma série de tutoriais escritos por um perito criminal da polícia de Los Angeles, que por sinal também é professor e instrutor de Photoshop.

Ele se chama Jim Hoerricks, e seus tutoriais apresentam algumas tarefas corriqueiras executadas com o Photoshop, para análise em laboratórios forenses. Segundo ele os procedimentos são os mesmos que ele executa no seu trabalho.

Análise Forense

Para acessar os tutoriais, visite esse endereço no Photoshop Support. No total ele apresenta cinco tutoriais que abordam o processamento de imagens, mas com o contexto voltado para o processamento de evidências criminais:

  • Destacando arestas: O primeiro tutorial aborda o processamento da imagem, para destacar as arestas dos objetos existentes em uma fotografia. Isso facilitaria aos investigadores a encontrar evidências em ambientes poluídos visualmente. Nesse caso ele usa como exemplo a cena de um desabamento.
  • Usando o menu Info: Como a análise de imagens com fins investigativos, requer dados concretos e exatos, a ferramenta Info é essencial. O autor explica como usar a ferramenta para extrair informações sobre as imagens.
  • Usando filtros personalizados: Aqui o autor explica como usar os filtros personalizáveis do Photoshop, para conseguir efeitos nas imagens que seriam difíceis de atingir com as ferramentas padrão.
  • Detalhes com a Sponge Tool: Nesse tutorial o autor mostra como conseguir altos níveis de contraste em partes específicas de uma imagem, para destacar detalhes ocultos.
  • Convertendo imagens para escala de cinza: O último tutorial mostra uma técnica usada pelo autor para converter imagens para escala de cinza. Na verdade é apenas uma conivência, para se a pessoa que for imprimir a foto usar uma impressora que não reproduza cores, possa ter uma imagem fiel ao que foi gerada pelo artista.

Para quem já é usuário do Gimp ou Photoshop, esse assunto de análise forense de imagens é muito interessante! Até porque não é fácil encontrar esse tipo de uso para a computação gráfica no nosso país. Não espere sair um especialista em análise forense, mas ao menos você terá uma boa idéia de como os verdadeiros “CSI” trabalham.