No mês de fevereiro foi realizada nos EUA a conferencia anual de desenvolvedores de jogos, que reúne várias pessoas ligadas ao mercado de desenvolvimento e aplicações para jogos. Por exemplo, várias empresas de hardware apresentam novos produtos, assim como novas tecnologias de renderização em tempo real, representando o que será possível contemplar nos próximos anos em termos de realismo em jogos.

Já havia comentado aqui em outro artigo, mas costumo dizer que parte do futuro da animação 3D, que não seja destinada a filmes e comerciais está diretamente relacionada com jogos. Hoje essa tecnologia ainda é difícil e pouco acessível, para a maioria dos artistas, mas acredite que um dia será comum oferecer um aplicativo semelhante a um jogo para avaliação ou apresentação de produtos.

Voltando a falar sobre a GDC 2008, você pode ter uma boa idéia do que estará disponível em termos de tecnologia para jogos, e que foi apresentado na conferência em um conjunto de vídeos disponível no Game Trailers.

GDC 2008

Todos os vídeos podem ser assistidos diretamente no navegador ou então copiados, sim! Você pode fazer o download de todos. Não se trata de um conjunto de tutoriais, mas sim vídeos de demonstração sobre como será o futuro da renderização em tempo real. Antes que você faça o download, devo avisar que o material é impressionante! Muitos desses vídeos poderiam passar tranquilamente por uma animação gerada com ferramentas como V-Ray, Mental Ray ou outro. A qualidade das texturas e sombras é de altíssima qualidade.

Entre todos os vídeos disponíveis lá, recomendo os seguintes:

  • GDC 2008 – Animation and shadows demonstration: Esse vídeo mostra um exemplo de como uma animação complexa interage com luzes e sombras.
  • GDC 2008 – Coldwood Interior and Water Demonstration: Ótimo vídeo com a demonstração da simulação de luzes e água.

Existem outros vídeos, mas esses me chamaram a atenção. Se você tiver interesse, faça o download dos outros e veja por si próprio. Visite esse link no Game Trailers para conferir os outros vídeos.

Caso você tenha interesse em começar a trabalhar com jogos, uma ótima opção é usar o Blender! Ele tem uma Game Engine integrada, que facilita muito a vida do artista 3d interessado em criar animações interativas. Mesmo que ele ainda não consiga chegar nesse nível de realismo, ainda assim é uma ótima opção.