Um dos principais assuntos aqui do Blog é a produção e efeitos para vídeos, que são realizados em vários softwares e ferramentas sofisticadas. Mas, para que esses softwares possam fazer parte da mágica, eles precisam de material capturado, ou filmado em resoluções compatíveis. Nos últimos anos várias soluções de câmeras e ferramentas próprias para vídeo digital apareceram, sendo uma delas as câmeras RED. Essa câmera consegue capturar imagens em resoluções absurdamente altas! Um cineasta que está usando esse tipo de câmera para filmar, nesse momento, é o Peter Jackson. O seu próximo filme, chamado Crossing the line.

Ainda não faz idéia da qualidade da câmera? Para ajudar a entender, farei uma comparação com o que temos hoje em termos de vídeo HD. Todos devem estar cientes das resoluções de vídeo chamadas de 720p e 1080p, que correspondem respectivamente a vídeo HD (1280 x 720 pixels) e Full HD(1920 x 1080 pixels), pois pasme que a RED câmera pode filmar material no que é chamado de 2540p (4520 x 2540 pixels)! Isso mesmo, aquela TV de LCD Full HD que você comprou, não consegue exibir o material filmado com essa câmera! Para ter uma idéia melhor sobre as comparações de vídeo digital, veja essa imagem.

Mas tudo bem, eu não escrevi o artigo para menosprezar a sua TV, mas sim para indicar dois vídeos que ensinam como funciona esse tipo de Câmera, para a pós-produção! Se você trabalha com vídeo digital ou estuda cinema, deve estar interessado em saber como funciona a câmera, quais os tipos de arquivos que ela gera. Lembra do Fxguide TV? Eu geralmente comento os programas que eles lançam por aqui, pois os últimos dois episódios falam sobre essas câmeras.

Fluxograma de trabaho com a Red Camera

Nos dois últimos episódios do videocast (22 e 23), eles explicam em detalhes o funcionamento dessa câmera, inclusive abrem arquivos filmados em HD com ela. Para quem tem curiosidade sobre edição de vídeo, o material é imperdível!

Outro vídeo interessante é a demonstração da tecnologia, feia para um grupo de usuários do Final Cut da Apple. O vídeo não está na resolução nativa da câmera RED, mas a informação é interessante!

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=L-jFU6tpFhM

Nele a equipe que trabalhou na câmera descreve como foi o processo de produção e desenvolvimento do equipamento.