Esse não é o primeiro concurso sobre modelagem e visualização para arquitetura que divulgo aqui, mas com certeza é um dos que apresenta o tema mais interessante. E além de interessante, trás uma combinação de fatores que deixam o processo ainda mais desafiador. Bem, o concurso foi lançado pelo TDT3D, com o tema de arquitetura Histórica e Medieval asiática. Confesso que fiquei um pouco surpreso com o tema, mas depois de refletir um pouco e imaginar o processo de criação desse tipo de cena, cheguei à conclusão que esse pode ser um dos temas mais difíceis que já encontrei em concursos.

Arquitetura asiática

Antes de qualquer coisa, devemos perceber a dificuldade técnica em elaborar esse tipo de modelo. As formas e características das edificações misturam curvas e planos nivelados. Aqueles telhados são belíssimos e ao mesmo tempo, trabalhosos de executar. As texturas então, se você for entrar em um concurso assim, será praticamente obrigatória a elaboração das texturas. Não acredito que alguma biblioteca de texturas tenha imagens, com temas da Ásia antiga.

Esse foi apenas um comentário sobre a dificuldade técnica em executar isso em 3d, mas agora vem a parte difícil em relação a pesquisa. Antes de começar a trabalhar, você precisa de material de referência. Quando falamos de modelos 3d para castelos medievais, podemos encontrar isso facilmente em jogos e ilustrações. Mas castelos e monumentos asiáticos, ai fica mais complicado, a quantidade de livros e ilustrações disponível não é tão grande.

Ou seja, esse é um dos concursos mais legais dos últimos tempos! Se você está procurando um desafio, que realmente teste as suas habilidades como artista 3d, se inscreva nesse concurso.

Agora vamos falar de coisas boas, como é a premiação e as condições para participar? Para participar é necessário se registrar no TDT3D, o que pode ser realizado de maneira gratuita aqui. Os participantes podem usar qualquer software para gerar as imagens, então o uso do Blender 3D está liberado. Se um artista usando Blender ganhar um prêmio, será que os patrocinadores (Newtek, Softimage, Maxxon e outros) ficariam chateados?

Os projetos enviados para o concurso podem concorrer em duas categorias:

  • 3d interativo
  • Imagens estáticas

Lembra que eu já havia dito aqui que a renderização em tempo real é o futuro do mercado 3d? Esse é um ótimo exemplo de como isso é verdade. Um concurso como esse, abriu uma categoria especial para receber projetos desse tipo. Se você não se ambientou no desenvolvimento de jogos, essa pode ser a deixa para começar a estudar.

Sobre os prêmios, os três primeiros colocados de cada categoria ganham prêmios, que consistem em licenças de softwares oferecidos pelos patrocinadores, assinaturas de revistas e outros. Para conferir a lista completa, assim como as regras e informações (em inglês e francês), visite esse endereço no TDT3D.

O prazo para participar e enviar trabalhos termina em 1 de Agosto, de 2008. Se você decidir participar, parabéns pela iniciativa e boa sorte!