A luta pelos usuários que precisam trabalhar com desenho técnico é árdua, mas infelizmente a grande maioria as empresas ainda acha que o AutoCAD é a solução definitiva para os seus problemas. Isso deixa de lado algumas das soluções mais especializadas do mercado. Quando alguém usa o AutoCAD, ele está com uma ferramenta “genérica” de desenho técnico que atende tanto a arquitetos, engenheiros, agrônomos, topógrafos e todos que precisam de desenho com precisão. Claro que existem soluções especializadas, como o AutoCAD Architectural Desktop, mas a maioria das pessoas ainda estuda e aprende o AutoCAD generalista mesmo.

Uma das melhores opções para quem precisa trabalhar com desenhos técnicos, voltados para arquitetura é o ArchiCAD. Para os estudantes de arquitetura ou afins, a Graphisoft é muito mais flexível que a Autodesk. Primeiro a autodesk não tem nenhuma política de incentivo para estudantes de arquitetura. Se você precisa usar o AutoCAD, mesmo sendo estudante, precisa adquirir uma licença. Já a Graphisoft, disponibiliza uma versão educacional que pode ser usada para fins não comerciais durante um ano! Depois desse ano, você ainda pode solicitar a renovação da licença para o período do seu curso. Isso inclui professores, situação na qual eu me encontro.

Já fiz download dessa versão educacional gratuita do ArchiCAD 11, o que falta agora é aprender a utilizar a ferramenta. Para isso a Graphisoft disponibiliza grande quantidade de tutoriais e material educacional para download, ensinando boa parte do uso dessa ferramenta. Tudo com download gratuito!

ArchiCAD 11

Os tutoriais estão divididos entre uma introdução breve, explicando o funcionamento do ArchiCAD 11. Depois vem a parte mais técnica, um tutorial interativo que explica todos os passos necessários para desenhar o projeto da casa Massaro, projeto do Frank Lloyd Wright. Esse vídeo em particular tem aproximadamente 500 MB, estando disponível em várias línguas. Infelizmente o português não está disponível, mas existem opções na maioria dos tutoriais em espanhol.

Para quem está interessado em fugir do AutoCAD, esses treinamentos e tutoriais sobre o ArchiCAD 11 são uma ótima opção. Os estudantes então podem começar a fazer os seus projetos acadêmicos, com uma ferramenta legalizada e que dispõe de opções e ferramentas especializadas para arquitetura. Mesmo que eu não estivesse utilizando o ArchiCAD, faria o download do material só pela curiosidade de saber como ele funciona. Sempre é possível aprender alguma coisa com esses tutoriais.

Se você ficou interessado, visite esse endereço para fazer o download dos tutoriais sobre ArchiCAD 11. Caso o download da versão educacional o interesse, visite esse endereço para fazer o cadastro e realizar o download.