Apesar de existirem inúmeros tutoriais sobre o V-Ray na internet, quando um usuário inicia o trabalho com esse renderizador, se depara com uma quantidade razoável de opções e configurações para o render. Na semana passada, recebi um e-mail de um usuário do 3ds Max, perguntando qual era a melhor maneira de configurar o V-Ray? Na verdade isso é muito relativo, depende da sua cena. Para ajudar esse usuário, lembrei de um artigo que li há muito tempo atrás, nos fóruns do ChaosGroup que é a empresa desenvolvedora do V-Ray. Nos fóruns, um artista fez essa mesma pergunta ao Vlado, que podemos chamar de “Pai” do V-Ray. E por incrível que pareça, ele respondeu com uma configuração universal do V-Ray para render de alta qualidade.

Quer ter uma idéia do resultado da configuração? A imagem abaixo foi renderizada com essas configurações:

COnfigurações ideais para o V-Ray

A qualidade do render na imagem é muito boa, mas existe um pequeno contratempo nas configurações, analisando a imagem original é possível visualizar o tempo total de render, que foi de aproximadamente 1 hora e 17 minutos.

Antes de prosseguir, caso você já queira conferir as configurações, esse é o link para o artigo nos fóruns da asgvis. Não sei o motivo, mas os fóruns da chaosgroup estão inacessíveis para usuários inativos como o meu. Eu apenas visitava o fórum para ler as mensagens, como não tenho licença do V-Ray ficava difícil de participar.

Bem, voltando ao assunto do artigo, se você visitar o fórum do asgvis, um dos usuários gentilmente copiou o texto do Vlado. Logo na primeira mensagem você visualiza as dicas. Na verdade ele coloca várias recomendações de configuração, para uso genérico. Além das configurações, ele orienta como ajustar os parâmetros para deixar a renderização mais rápida.

As configurações recomendadas por ele para o V-Ray, se aplicam a qualquer ferramenta 3d e sistema operacional, mas ele mesmo chama a atenção para a perda de performance na geração da imagem final. Então, use com cautela as configurações sugeridas por ele. No final da mensagem, podemos encontrar um link para várias imagens resultantes do uso dessas configurações.

Nada melhor que uma dica de quem realmente entende de V-Ray, como o Vlado.