Imagine a seguinte situação; você está criando uma cena, que consiste na visualização de um estacionamento. Nessa mesma cena, você deve inserir vários modelos 3d de carros, e como o ângulo em que a câmera está posicionada, valoriza os detalhes dos modelos 3d, será necessário usar modelos em alta resolução. Bem, se você já passou por situação parecida, em que é preciso trabalhar e manipular 40 ou mais modelos 3d em alta resolução, deve ter passado por sérios problemas de performance no computador. Qual solução para esse tipo de problema? Existem várias, sendo uma delas o uso do V-Ray Proxy, que transforma esses modelos 3d em instâncias, reduzindo drasticamente o poder de processamento necessário para manipular essas cenas.

Para ilustrar o funcionamento do V-Ray Proxy, encontrei um vídeo que mostra o processo completo de configuração e ajuste do V-Ray Proxy no 3ds Max, para criar exatamente esse tipo de cena.

O autor começa mostrando o modelo do carro utilizado no tutorial. Podemos perceber pela quantidade de detalhes que o modelo está em alta resolução. O primeiro passo é configurar o modelo 3d será convertido como um V-Ray Mesh, necessário para poder usar o V-Ray Proxy.

Depois ele seleciona as partes do modelo que devem fazer parte das instâncias. Assim que o modelo estiver fazendo parte do V-Ray Proxy, o autor do tutorial insere uma representação em baixa resolução do carro. Perceba pelo vídeo que o modelo é extremamente simplificado, inclusive a quantidade de faces exibida é apenas a necessária para que possamos identificar a forma do objeto.

Pronto! E agora? Para finalizar o tutorial, o autor começa a fazer as cópias dos objetos. São criadas duas filas de modelos 3d, que se fossem elaboradas com o modelo original, com certeza iriam prejudicar em muito a performance. As duas filas têm 50 e 10 cópias dos modelos, totalizando 500 cópias de um modelo em alta resolução.

Pela dinâmica da edição que o autor manipula o zoom da cena, o a performance do 3ds Max não ficou prejudicada em nada. Para finalizar, ele mostra a cena renderizada.

Esse é apenas um resumo do que acontece no tutorial, assista ao vídeo que tem aproximadamente 4 minutos para conferir o processo completo.