Já faz um tempo que não indico tutoriais sobre o Adobe Premiere,o motivo disso é que não estou ministrando aulas sobre ele nesse semestre e para as minhas necessidades, o seqüenciador de vídeo do Blender 3D está suprindo todas as minhas necessidades na montagem de vídeo. Mesmo assim, não deixo de pesquisar tutoriais e textos que explicam como usar o Premiere, nunca se sabe quando precisarei usar ele novamente. Semana passada, encontrei o web site da produtora de vídeo Wrigley, que além de oferecer serviçoes relacionados com filmagens e vídeo digital, permite que produtores de vídeo que desejam usar o Adobe Premiere possam conferir alguns tutoriais com as técnicas usadas no estúdio.

Um desses tutoriais me chamou a atenção, apesar de ser todo direcionado para o Premiere PRO 2.0, podemos aproveitar os conceitos para o Premiere PRO CS3. O título desse tutorial, que recomendo nesse link é a suavização de closes faciais. Por exemplo, quando tiramos uma fotografia de uma pessoa para fins comerciais, geralmente é necessário fazer pequenas correções na imagem, como suavizar rugas e marcas de idade.

Pois, esse tutorial mostra como realizar essa técnica no vídeo! Isso mesmo, o que geralmente fazemos no Photoshop, você poderá reproduzir no Premiere.

Se você não entende inglês, pode ficar tranqüilo já que todo o material está disponível em formato de vídeo! No total o vídeo tem 16MB e aproximadamente 7 minutos de duração.

O tema usado pelo autor é um vídeo de casamento, em que a noiva é filmada e aparece em close facial. O objetivo do artista é suavizar as marcas na face da noiva. A técnica é simples e consistem em um truque, o artista duplica a faixa de vídeo em que está a noiva e depois aplica alguns filtros no trecho posicionado acima do vídeo original.

O segredo de tudo está nos efeitos, que consistem em um Gaussian Blur e Opacity para borrar deixar o trecho transparente respectivamente. Claro que não é só isso, mas boa parte da técnica está fundamentada nesses dois filtros.

Quem trabalha com o Adobe Premiere e não conhece esse tipo de técnica, deve fazer do download do vídeo com o tutorial para aprender a deixar os seus clientes mais “bonitos” nas suas produções. Quem usa o Premiere CS3 não encontrará problemas em reproduzir a técnica.