Continuando a minha volta aos artigos sobre Maya, encontrei um hoje que é especialmente útil para quem trabalha com modelagem voltada para arquitetura e cenários para jogos. Um dos truques mais utilizados para construir modelos de edificações de maneira rápida, é criar um bloco padronizado, para depois sair fazendo várias cópias desse mesmo bloco para construir um modelo. Quem já trabalha com modelagem para arquitetura, sabe que essa técnica é amplamente utilizada. Por exemplo, ao modelar um prédio você pode fazer apenas um pavimento, para depois sair “empilhando” esses pavimentos e no final você tem um prédio completo. Qualquer ferramenta 3d que faça Array, consegue fazer de maneira rápida esse tipo de cópia.

Apesar do Maya não ser muito usado aqui no Brasil, para fazer modelagem arquitetônica, o método é muito interessante e pode ser reproduzido em outras ferramentas 3d. O autor desse tutorial se chama Jerry Kalkhof, ele criou um método para criar cópias de fachadas, em diferentes orientações e com diferenças de escala. Tudo usando apenas ferramentas padrão do Maya, sem aplicação de Scripts.

Para fazer o download do tutorial em PDF e dos arquivos de exemplo, visite esse endereço.

No tutorial o autor não explica muito o método utilizado, apenas descreve os passos necessários para atingir o resultado. Tudo é um conjunto de Lattices e outras ferramentas do Maya, para preparar os modelos para a cópia.

Se você é usuário do Maya, pode seguir os passos para reproduzir blocos de modelos horizontais, como no tutorial, ou verticais também. No final do arquivo PDF, o autor recomenda alguns scripts e ferramentas que podemos ajudar nessa tarefa também.

Quem usa Blender, pode aproveitar o ótimo script Discombobulator. Apesar de ter um nome estranho, consegue ótimos resultados na criação de paisagens com múltiplas edificações, podendo inclusive adicionar texturas as fachadas automaticamente.

Os usuários que quiserem se aprofundar mais no assunto, recomendo a leitura dos links indicados no final do tutorial em PDF. Lá você encontra ferramentas e textos sobre modelagem procedural para arquitetura, existem algumas ferramentas muito legais que geram cidades inteiras com excelente nível de detalhamento.