O Fryrender é um promissor renderizador, que funciona de maneira semelhante ao Maxwell render e Indigo, simulando a distribuição da luz usando física real. Isso gera imagens absurdamente realistas, com o uso intenso de recursos de hardware e tempos de render muito longos. O Fryrender esteva sendo desenvolvido, mas há pouco tempo foi lançando como um render comercial para qualquer artista interessado em usá-lo para criar imagens realistas. Ele até tem um módulo compatível com o SketchUp.

Mas, não é sobre as qualidades e benefícios do Fryrender que estou escrevendo hoje, mas sim sobre o lançamento dessa ferramenta, como produto comercial o a disponibilização de uma rica documentação, explicando como essa incrível ferramenta funciona. Ai é que entra um benefício para todos que usam ferramentas 3d para animação, eles lançaram vários tutorias acompanhando o lançamento do Fryrender.

Para fazer o download dos tutoriais, visite esse endereço. Depois é só escolher um tutorial, na lista da direita.

Você pode estar se perguntando; mas eu não uso o Fryrender? Bem, os tutoriais são destinados a ensinar tanto o uso do Fryrender, como conceitos básicos de renderização e enquadramento. Por exemplo, existe um PDF fanstástico sobre fotografia e simulações de câmeras em ambientes virtuais, que tem aplicações no Blender 3D, Indigo, V-Ray ou qualquer outra ferramenta que use câmeras.

Como você pode perceber pela imagem que ilustra esse artigo, o material é recheado de ilustrações ricas em infográficos, que facilitam a compreensão, mesmo para quem não entende inglês.

Entre os títulos em PDF, podemos destacar:

  • Como gerar normal maps
  • Introdução a fotografia
  • Renderizando líquido dentro de um copo
  • Efeito de cautics dentro de uma piscina
  • Efeito de caustics gerado pela luz do sol

Esses são apenas alguns dos exemplos disponíveis, todos em formato PDF e gratuitos para download.

Não deixe de conferir os tutoriais sobre caustics que mostram o potencial desse renderizador. Nessa mesma página, estão programados alguns tutoriais em vídeo, mas os links ainda não estão disponíveis, apenas os arquivos em PDF.

Todo esse material, pode ser “transportado” para renderizadores como o LuxRender e Indigo, que trabalham com princípios semelhantes, mas são de código aberto e se integram de maneira razoavelmente bem com o Blender 3D. Você precisa apenas de um pouco de paciência e transferir os conhecimentos adquiridos com o tutorial, para o renderizador no qual você está acostumado a trabalhar.