O Brazil R/S da Splutterfish é um dos melhores renderizadores disponíveis para o 3ds Max, ele está no mesmo nível do Mental Ray ou até melhor em alguns tipos de cena. Existe até uma rivalidade antiga, com os desenvolvedores do V-Ray que fez até uma revista fazer um artigo comparativo entre as duas ferramentas. O V-Ray ganhou fama entre os usuários do 3ds Max por ser mais rápido, mas o Brazil R/S sempre foi conhecido entre artistas 3d pela sua qualidade. Claro que isso vinha ao preço de mais hardware e demanda generosa de processamento.

Por esse motivo, o Brazil R/S ficou sendo mais utilizado por empresas que precisam de qualidade máxima e não tem restrições quanto ao hardware. O custo da licença, também exigia grande investimento.

Bem, para entra na onda das versões de teste e aprendizado, a SplutterFish lançou o Brazil R/S Rio, que é nada mais que uma versão do tipo PLE (Personal Learning Edition) do renderizador, com o claro objetivo de popularizar o seu uso. Ele pode ser instalado no 3ds Max, sem restrições de tempo para fins de estudo.

Quem escolher por testar a ferramenta, encontra algumas pequenas restrições descritas na página do Brazil R/S Rio:

  • A imagem renderizada com o Brazil R/S Rio só pode ter no máximo 1024×511
  • Existem várias restrições para edição de cenas criadas com a versão FULL do renderizador
  • O artista não pode usar os recursos de renderização em rede, ficando limitado a apenas uma estação

Você pode estar se perguntando, vale à pena fazer o download? Claro que sim! Com sou usuário do Blender 3D, infelizmente não posso fazer o download para testar, mas devo indicar para as pessoas que conheço e que possuem o 3ds Max.

Espero que junto com o Brazil R/S Rio a SplutterFish lance um conjunto de tutoriais, para ajudar as pessoas interessadas a estudar o renderizador. Esse tipo de material sempre vem acompanhado de alguma explicação teórica, sobre com o funcionam os processos de Ray tracing e iluminação da ferramenta, que podem ser geralmente aproveitados em outras ferramentas e softwares.

Aproveitando os tutoriais, não deixe de fazer o download do manual do Brazil R/S o PDF tem mais de 400 páginas, abordando aspectos muito importantes de iluminação e efeitos! Você precisa se registrar para fazer o download, mas acredite, vale à pena.

Para maiores informações e testes, recomendo uma visita aos fóruns oficiais de usuários do Brazil R/S, existem ótimos exemplos lá de trabalhos renderizados com o Brazil.