Como tempo as ferramentas de CAD, ganham cada vez mais ferramentas para facilitar a vida de quem trabalha com desenho técnico. Ainda lembro que um dos tipos de desenho que geram mais dúvidas, em que está começando a trabalhar com desenho é o corte, também chamado de secção. No desenho em geral, a função de um corte é mostrar detalhes internos de um objeto complexo, além de prover a uma pessoa a chance de visualizar o objeto de perfil. Entenda como objeto, um arranha-céu ou um parafuso, todos eles precisam ser representados com cortes.

Bem, as versões mais antigas do AutoCAD não dispunham de nenhuma ferramenta que ajudasse aos usuários nessa tarefa, tudo era função da visão espacial do desenhista. Nas versões mais recentes, existem ferramentas que ajudam muito nessa tarefa.

Por exemplo, veja esse vídeo que mostra o uso da ferramenta Section do AutoCAD 2009:

No vídeo, o autor consegue elaborar vários desenhos 2D com base em modelos 3D, no AutoCAD. Como funciona?

Ele aciona o comando Section, depois escolhe os eixos que devem determinar o plano de corte. Ele pode ser um plano inclinado, ou então um plano paralelo aos eixos cartesianos. No vídeo o autor escolhe primeiro um plano paralelo aos eixos X e Y. Para criar o corte, ele apenas indica um ponto no objeto para que o AutoCAD possa criar a representação do corte. Fácil, rápido e sem a necessidade de fazer linhas de construção.

Na seqüência do tutorial, ele criar cortes com o uso de outros planos. Para finalizar o tutorial, ele mostra como converter os objetos gerados para superfícies, assim eles podem ser editados com mais facilidade.

Lembro que esse tipo de recurso estava disponível apenas para ferramentas auxiliares do AutoCAD, como o Arqui 3D, hoje chamado de Active 3D.

Qual a importância desse tipo de ferramenta, para quem trabalha com modelagem 3D? Ora, se você percebeu, para que esse comando possa ser utilizado, o usuário precisa necessária mente de uma representação 3D do objeto, seja uma edificação ou uma peça mecânica. Portanto, é imperativo que a pessoa saiba como modelar em 3D no AutoCAD.

Ainda acho esse tipo de ferramenta perigosa, pois pode deixar as pessoas com o péssimo habito de não pensar nos objetos que estão desenhando. Tudo é resolvido pelo software. Então, use com cuidado!