Um padrão que surgiu na indústria da modelagem 3d, que veio para ficar foi o BIM. Ele é específico de ferramentas de modelagem como o AutoCAD, Revit, ArchiCAD e outros softwares de CAD. Ele significa Building Information Modelling, ou em tradução livre “Modelagem de edificações com informação” ou algo assim. Mas, o que esse tipo de modelagem faz? Caso você já tenha conhecido o termo modelagem paramétrica, os termos são parecidos. O que temos nesse tipo de modelagem é que quando você constrói um objeto em 3d, ele adquire propriedades únicas daquele tipo de objeto.

Por exemplo, quando você cria uma parede e uma janela, o sistema identifica que por padrão a janela deve ser encaixada na área da parede e não o contrário. Fora isso, a parede ainda ganha propriedades como volume e espessura.

Nas ferramentas da Autodesk, o Revit é o que se enquadra melhor no desenvolvimento de projetos usado esse tipo de modelagem.

Quer ver a diferença entre a modelagem e desenho com CAD e uma ferramenta BIM? Veja esse vídeo:

O vídeo mostra as ferramentas de gerenciamento de dados do Revit, a autora do tutorial cria uma tabela com as informações das portas. O software reconhece que os elementos desenhados na planta são portas, por isso os adiciona na tabela. Ela ainda pode selecionar os itens na tabela e o elemento do desenho é selecionado automaticamente.

Isso era impossível de fazer em ferramentas CAD tradicionais.

Outras ferramentas de CAD, também conseguem usar esse tipo de modelagem que inclusive, dizem alguns estudiosos do assunto, deve em breve substituir o termo CAD, que faz referência a um simples desenho.

Podemos fazer isso no Blender 3D ou 3ds Max? Na verdade, esse é m outro tipo de modelagem e que não tem relação alguma com ferramentas de CAD. Softwares como o Blender 3d, 3ds Max e Maya tem como objetivo criar imagens desenvolvidas por artistas e sem nenhuma pretensão em se transformar e referências para projetos.

Por isso, pode ficar tranqüilo que essas ferramentas devem continuar com as mesmas características de antes. A modelagem neles é feita sem nenhum tipo de objeto especial, apenas as superfícies e figuras geométricas que estamos acostumados a trabalhar.