Um artigo publicado aqui no Blog essa semana, sobre um tipo especial de modelagem, que usa uma tecnologia inteligente para atribuir propriedades únicas, para objetos como paredes, janelas e lajes. A aplicação desse tipo de modelagem é mais relacionada com desenho técnico. Para exemplificar melhor o funcionamento desse tipo de modelagem, selecionei um vídeo sobre desenho e modelagem de escadas em uma ferramenta, que faz uso desse tipo de modelagem chamada BIM. O software em questão é o ArchiCAD 12, que é especializado no desenho técnico para arquitetura.

Esse é o vídeo:

Repare como a criação de um objeto tão complexo como escadas, pode ser simplificada com o uso desse tipo de modelagem. No ArchiCAD esse tipo de ferramenta é uma facilidade tremenda para quem precisa desenhar projetos.

No vídeo é possível perceber que podemos escolher vários tipos de escada, que podem ser criados automaticamente. Junto com o tipo, existem várias opções para configurar as dimensões e detalhes, como a largura e disposição do corrimão.

Esse é um ótimo exemplo, do que ferramentas que usem BIM podem fazer. Podemos usar esse tipo de vídeo, como exemplo de modelagem paramétrica também. Você cria os objetos com base em parâmetros do objeto escolhido.

Ainda lembro que nas minhas aulas de desenho técnico, quando ensinava desenho com AutoCAD, o desenho de escadas era temido pelos alunos. Se você já desenhou esse tipo de objeto com o AutoCAD, sabe bem o que estou falando. Para desenhar esse tipo de objeto, era necessária uma seqüência bem trabalhosa de comandos como TRIM, EXTEND e OFFSET.

E para modelar escadas em 3D? Nesse caso a coisa piora, se o usuário não conhecer ferramentas que possam otimizar o seu trabalho, então ele estará com grandes problemas. Sempre que passava esse tipo de modelo como exercício, os alunos acabavam tentando criar o primeiro degrau e depois fazer cópias simples dos outros. Quando as dimensões o espelho e piso dos degraus estavam errados, era necessário fazer tudo novamente.

São inúmeras as ferramentas que facilitam a modelagem de escadas em 3d, como o Array. Ele está presente em quase todas as ferramentas 3d. O importante é trabalhar com instâncias e não com cópias.