Como anda o seu portunhol? Caso faça um bom tempo que você não coloque em prática o Espanhol, essa semana você tem um ótimo motivo para fazer um esforço e ler alguns artigos e tutoriais, sobre as mais variadas ferramentas 3D em espanhol. Foi lançado um novo número da revista online gratuita Render Out!, que tem versões em língua inglesa e em Espanhol. Para quem tem aversão ao inglês o espanhol aparece como opção para compreender os ótimos tutoriais.

Mesmo sendo gratuita, a revista Render Out! aborda o uso de ferramentas e softwares proprietários e bem caros, como o 3ds Max, Maya e Softimage XSI. Para fazer o download da revista, visite esse endereço.

Como de costume, fiz um pequeno sumário dos assuntos abordados na revista, para que você possa avaliar se algum dos artigos é de seu interesse.

  • Infoarquitetura: O primeiro artigo da revista aborda a criação de uma cena realista com 3ds Max e V-Ray. O cenário é um ambiente interno de um apartamento, que pode ajudar nos estudos de quem está estudando 3ds Max e V-Ray, no artigo o autor mostra dicas de iluminação e materiais do V-Ray.
  • Iluminação em modelos 3D: Esse artigo é um excelente ensaio sobre técnicas de iluminação tradicional para modelos 3D.
  • Criando a cena – Iglesia de Las Calatravas: Na sequencia da revista, esse artigo mostra o processo de criação de um cenário complexo, composto por uma igreja com vários detalhes e prédios no entorno. O autor do tutorial usou o 3ds Max para a modelagem.
  • Entrevista com Phil Tippet: Esse texto é uma entrevista traduzida da CG Society, em que eles conversam com Phil Tippet, especialista em efeitos visuais para filmes, que já trabalhou em produções de peso como Star Wars.
  • Criando o R2D2: Aqui temos um tutorial “simples” de modelagem e composição de um R2D2 no Softimage XSI. Digo simples pela topologia do modelo é a mais simples da revista.
  • O desenho em tempos de crise: Nesse artigo o autor faz uma análise sobre a influência que o desenho tradicional ainda tem sobre a produção 3D.
  • Stan Winston – Nada é impossível: Artigo que fala da história e vida de Stan Winston, especialista em maquiagem e efeitos para filme que faleceu recentemente.
  • Criando a cena – Ilha de Faro: Aqui temos um tutorial que mostra o processo de criação e composição de uma cena que mostra um farol, isolado em uma ilha no mar. O artigo mostra o processo de criação no 3ds Max.
  • Primeiras produções artísticas: No final da revista, temos um breve artigo sobre as primeiras manifestações artísticas da humanidade, sim um artigo sobre pintura pré-histórica.
  • Modelagem em Lowpoly para jogos: Aqui temos um ótimo tutorial com dicas sobre como produzir modelos 3d para jogos, usando poucos polígonos.
  • Criando a cena – Italian Creek: Encerrando a revista um artigo rápido, sobre a criação de uma cena rústica no 3ds Max, mostrando uma vila antiga na Itália. A pós-produção da cena é feita no Fusion.

Pronto! Com essa pequena lista, você já pode ter uma boa idéia do conteúdo da revista e decidir se vale ou não fazer o download.

Eu recomendo!