Entender o funcionamento de ferramentas CAD pode ser fundamental, para artistas envolvidos na criação de cenários e maquetes eletrônicas, principalmente os usuários do 3ds Max, que por ser da Autodesk tem relação estreita com o AutoCAD. Em alguns casos as ferramentas, mesmo tendo funções bem diferentes compartilham de opções com mesmo nome e função. Por exemplo, no 3ds Max e no AutoCAD você encontra ferramentas com o nome Fillet e Chamfer, que fazem tarefas semelhantes também.

Mas existem diferenças na taxonomia do nome, como do AutoCAD para outras ferramentas. Você não sabe o que faz o Fillet? Veja esse vídeo, que mostra um exemplo da aplicação do Fillet em objetos 3d:

Como você pode perceber, o Fillet consegue arredondar as arestas de objetos 2D e 3D. Ele é uma mistura dos comandos ARC, TRIM e EXTEND, todos usados ao mesmo tempo para arredondar arestas.

A opção de editar objetos 3d é recente no AutoCAD e facilita muito o trabalho de modelagem 3D e construção de objetos. Mas o AutoCAD não é a única opção em CAD para trabalhar com esse tipo de edição.

No QCAD existe um comando que faz exatamente a mesma coisa, chamado de Round. Ele pode ser acionado pela linha de comando ou pelo menu Modify. No meu caso, eu uso apenas o QCAD por ser compatível com múltiplos sistemas operacionais e suprir minhas necessidades em projetos 2D. O 3D eu faço todo no Blender.

Quer ver como é idêntica a função Round? Vamos a um pequeno tutorial então.

Antes de mais nada, precisamos de algumas linhas para aplicar a modificação. O atalho do QCAD para o Round é “rn”.

Depois que o comando é acionado, você pode escolher o comprimento do raio usado para a união das linhas, caso você escolha zero, o resultado será um canto em ângulo reto.

Para executar o comando, você precisa clicar uma vez na extremidade de cada linha. Arraste o mouse para o lado em que o arco deve ser criado.

Pronto! Se você for usuário do AutoCAD, agora está percebendo como o QCAD pode ser uma opção viável para substituir o AutoCAD para realização de projetos 2D. Assim como o comando Bevel do QCAD é semelhante ao Chamfer do AutoCAD.