A Sidefx disponibilizou mais um tutorial sobre Houdini no web deles, mas dessa vez não é nada relacionado com a impressionante gama de ferramentas para simulações físicas ou partículas do Houdini. O assunto do tutorial é algo muito simples, mas que ainda deixa alguns artistas em dúvida sobre como fazer; renderizar materiais mostrando ao mesmo tempo as superfícies e o wireframe. Por qual motivo alguém poderia querer fazer esse tipo de render? Existem vários motivos. Por exemplo, você pode querer usar esse tipo de render para exibir na sua Demo Reel, as suas habilidades como modelador. Mostrar apenas o modelo em shade é uma coisa, mas quando aparece uma topologia bem resolvida é outra coisa.

O tutorial sobre o Houdini faz uso das ferramentas de composição do software e pode ajudar outros usuários de ferramentas 3d diferentes a reproduzir a técnica. O vídeo pode ser copiado desse endereço.

Dependendo do software, você pode ou não reproduzir a mesma técnica.

Eu mesmo uso essa técnica nas minhas aulas de modelagem 3D. Todos os trabalhos que passo para os alunos, que envolvem a entrega do modelo, eu solicito que o mesmo seja entregue em vídeo, com uma câmera girando ao redor do modelo em shade e com o wireframe a mostra.

Como eles fazem para resolver isso? Quando lancei a atividade isso serviu como um desafio, até pelo motivo do Blender 3D não dispor de um módulo próprio para isso na época. Mas dois alunos acabaram resolvendo isso com um truque muito simples!

O truque funciona assim, você termina de fazer o seu modelo 3d de maneira normal, adiciona texturas e configura os materiais. Assim que o modelo estiver pronto, você deve fazer uma duplicata desse modelo 3d, exatamente no mesmo local do objeto original. Em uma das cópias, você deve aplicar uma escala bem pequena, apenas para que o modelo 3d fique um pouco maior que o original.

No modelo que está um pouco maior, aplique um material com o modo Wire acionado. Na prática a renderização será realizada com dois modelos 3d, mas o efeito no render será o mesmo da imagem exibida no tutorial.

Como praticamente todas as ferramentas 3d tem essa opção, fica fácil de reproduzir essa técnica. Nesse caso a solução mais simples resolve mesmo.