Você deve estar lembrado do Grease Pencil do Blender 3D? Caso não esteja, essa ferramenta permite desenhar diretamente na 3D View dele, permitindo que artistas e diretores de animação possam desenhar sobre os modelos 3d, fazer anotações e muito mais. Isso facilita muito o trabalho de revisão, eliminando a necessidade de colocar essas informações em arquivos separados. Bem, o Blender não é o único software 3d a usar esse conceito! Os artistas que usam o 3ds Max, em breve, devem poder usar ferramenta muito parecida chamada de Dviewpaint, que ainda está em desenvolvimento.

Na verdade o Dviewpaint é um MAXScript desenvolvido por um artista chamado EricDLegare, que ainda não liberou a ferramenta para download mas já mostra algumas informações interessantes no seu web site pessoal.

O procedimento para instalação e uso do script está na página do artista, que infelizmente não disponibiliza um link direto até lá. Como tudo é feito em Flash, você precisa navegar até o link “Dtools” para encontrar as informações do script.

Infelizmente os usuários do 3ds Max precisam esperar que o Eric libere o download da ferramenta.

Pelo visto o artista é especialista em animação de personagens e desenvolve suas próprias ferramentas, ele disponibiliza outras ferramentas personalizadas para animação também. Essas estão disponíveis para download imediato, mas são referenciadas para versões anteriores do Max, como não tenho o 3ds Max 2009 instalado aqui no computador não tenho como testar, mas as descrições são interessantes. Essas são as ferramentas:

  • Dtrajedit: Com essa ferramenta é possível visualizar as trajetórias de uma parte do Mesh. Para animação de personagens isso é muito útil! O animador pode analisar os arcos de movimento que os membros dos personagens fazem. O objetivo aqui é analisar a trajetória e não desenhar o caminho sobre o qual o objeto deve se movimentar.
  • Dtiming: Aqui temos uma ferramenta para ajustar o timing da animação com as teclas CTRL, ALT ou SHIFT. Por exemplo, o artista pode selecionar um objeto e marcar pontos importantes na animação, para ajustar o timing.

Assim que a ferramenta de desenho na Viewport estiver liberada para download, aviso aqui no Blog. Por enquanto, as outras ferramentas que o artista disponibiliza no web site já são mais que suficientes para ajudar qualquer artista.