Todos os profissionais em suas respectivas áreas devem se atualizar sobre novidades e novas tendências, para evoluir na sua área de conhecimento. Uma das melhores maneiras de fazer isso é visitar convenções, congressos e feiras com palestras e mini-cursos. Bem, quem trabalha com computação gráfica fica privado disso, pois esse tipo de evento praticamente inexiste por aqui. A solução é fazer uma pequena viagem até outros países para visitar as feiras internacionais, como a maior do mundo que acontece anualmente na Califórnia, a Siggraph.

Quem sabe um dia eu ainda consiga fazer essa viagem, para cobrir o evento aqui no Blog, mas esse momento ainda está longe. Como tenho que adiar a viagem novamente esse ano, a solução é acompanhar de longe.

3D lecture for visiting Finnish students

Esse ano existe uma opção muito boa para quem quiser assistir algumas palestras da Autodesk na Siggraph! Eles estão prometendo um canal de vídeo por streaming ao vivo, de algumas das palestras organizadas por eles no evento. Pela lista de palestras divulgadas, o conteúdo é imperdível!

Antes de falar sobre as palestras, o link em que o vídeo estará disponível com as palestras é esse no Autodesk Area. Qual a data? As palestras começam no dia 11 de Agosto. Na página tem até um relógio regressivo, fazendo a contagem para a primeira palestra.

Agora, veja a lista das palestras que devem ser transmitidas:

  • Industrial Light & Magic e os efeitos para Homem de Ferro
  • Industrial Light & Magic e os efeitos para Indiana Jones e o Reino da caveira de cristal
  • Animação da Lucasfilm para Star Wars Clone Wars
  • LucasArts e a produção de The Force Unleashed
  • Produzindo o Kung Fu Panda pela DreamWorks animation

Ficou animado? Pois é, eu também pretendo dar um jeito de assistir as palestras na íntegra. Não é todo dia que você tem esse tipo de oportunidade. Para quem não entende inglês, como a transmissão será ao vivo, muito dificilmente teremos opções de legendas, portanto a necessidade de conhecer a língua é fundamental. Sempre digo para meus alunos que esse tipo de necessidade, em entender inglês, deve ser encarado como um incentivo a estudar a língua e não como uma dificuldade.

Por falar em Siggraph, o pessoal do Instituto Blender vai estar lá, falando sobre o Big Buck Bunny. Nesse post no blog do projeto Apricot o Ton Roosendaal prometeu começar o trabalho no Blender 2.50 assim que ele retornar da Califórnia.

Agora é só esperar.