Quando você precisa fazer um exercício de iluminação, qual o seu objetivo principal? Na maioria dos casos, os artistas ficam extremamente felizes quando conseguem atingir um nível de realismo satisfatório em apenas uma imagem. Você tem aquele projeto que precisa de uma visualização caprichada, o cliente pediu para ser o mais próximo do real, quando você consegue todos ficam felizes. Mas e quando o objetivo é fazer estudos com diferentes tipos de iluminação? O mercado de light design aqui no Brasil é um pouco restrito, pela quantidade pequena de projetos nessa área e pela falta de profissionais especializados no assunto.

Por isso, é muito difícil receber de um cliente um pedido para fazer estudos com diferentes tipos de iluminação. No máximo um estudo de dia e noite.

Caso o seu interesse seja estudar iluminação, exatamente para estar preparado para projetos que demandem o estudo de iluminação em diferentes períodos e cenários de luzes, existe um tutorial fantástico, desenvolvido por um artista chamado Florian Wild. Ele é usuário de Maya e Mental Ray, e para estudar diferentes conjuntos de iluminação para a cena abaixo:

Ele acabou criando seis cenários em que essa cena poderia ser iluminada, por fontes de luz natural, artificial, céu nublado e outras situações. Os tutoriais podem ser acessados nesse link.

Usuários do 3ds Max também podem se aproveitar dos tutoriais, pois o Mental Ray também é usado nessa ferramenta.

Como os tutoriais estão organizados?

O autor fez o seguinte, ele criou seis páginas para cada um dos cenários, em que ele vai explicando de maneira detalhada o processo de configuração do próprio Maya e do Mental Ray para cada cena. Por exemplo, na primeira cena ele faz uma breve análise do modelo 3d e da iluminação desejada.

Depois que a análise está pronta, o autor parte para o estudo de iluminação. Antes abordar o Maya, ele mostra algumas fotografias com iluminação semelhante para servir como referência. Com essas referências bem definidas, o autor parte para a configuração do Mental Ray, passando por câmeras, Luzes, Finais Gathering e outras configurações importantes para essa cena.

Em suma, para quem está estudando iluminação no Maya e Mental Ray o material é de consulta obrigatória! Até quem está estudando outras ferramentas como o V-Ray, Final Render e outros pode se beneficiar com as dicas.

Para acessar os outros tutoriais com as outras cenas, clique nas imagens que representam os outros tipos de iluminação.