Quem é que em 2008 ainda usa o AutoCAD 14? Pode até parecer estranho, mas ainda existem pessoas que usam o Windows 98 e outros softwares mais antigos como o AutoCAD 14, pelo simples fato desses atenderem perfeitamente as suas necessidades. Nesse caso o upgrade para versões mais recentes é desnecessário, se tudo está funcionando perfeitamente, por qual motivo é necessário atualizar? Ainda não tive a oportunidade de usar o Vista para trabalhar com softwares gráficos, o único computador que tenho rodando Windows, está muito bem com o XP e não vejo motivo para fazer o upgrade. Mas de vez em quando, alguém me pergunta como fazer determinada ferramenta funcionar no Vista.

No inicio do ano, um colega que tem um pequeno escritório que desenvolve projetos, ainda usando o Windows 98 passou pelo mesmo problema. Seu parque de máquinas e plotters era relativamente antigo, mas tudo funcionava. Em determinado momento o computador dele simplesmente parou e não havia mais peças de reposição. Esse é o problema, quando um profissional atualiza o hardware, ganha de presente um Windows Vista e todo o seu parque de softwares precisa de atualizações. Os drivers para plotters e outros dispositivos simplesmente não existem e como os produtos são antigos, a pessoa se encontra em um beco sem saída. Tem que atualizar.

Na semana passada encontrei uma mensagem de um usuário, passando pela mesma situação. Ele usava uma versão mais antiga do Windows, com o AutoCAD 14. Depois de atualizar o hardware, ele precisou usar o Vista para trabalhar, e acabou ficando sem o seu AutoCAD 14 que é incompatível com o Vista. Veja a discussão, nos fóruns oficiais da Autodesk aqui.

Apenas uma pessoa fez o questionamento no fórum, mas em seguida vários usuários aparecerem com o mesmo problema. O segredo para fazer essa versão do AutoCAD está na substituição de um arquivo DLL chamado SH31W32.DLL. Esse arquivo aparentemente resolve o problema e você poderá usar o AutoCAD 14 no Vista, mas ainda fica o problema dos drivers para dispositivos mais antigos, esse é mais difícil de resolver.

Caso você não lembre, o AutoCAD 14 é a última versão antes das mudanças em prol da produtividade no desenho técnico trazidas pelo AutoCAD 2000, como a possibilidade de abrir mais de um arquivo DWG ao mesmo tempo, usar o Zoom do Scroll do mouse e várias outras.