Essa é a semana da Siggraph, portanto espere por anúncios e promoções de web sites relacionados com computação gráfica, com produtos laçados diretamente do evento. A Autodesk está fazendo isso, ela aproveitou para anunciar o lançamento de várias ferramentas novas e também de uma atualização para o Maya. Segundo relatos da própria feira, o Maya 2009 foi demonstrado no stand da Autodesk. A lista de novidades é bem interessante, e pode ser conferida nesse link que leva a uma página da própria Autodesk, quem em breve deve atualizar as suas referências, para a versão 2009 do Maya.

Aqui está a lista com algumas das novidades:

  • Novo paradigma na seleção de objetos
  • Melhorias no sistema de modelagem
  • Integração com bibliotecas de objetos
  • Nova ferramenta para trabalhar animações em camadas
  • Maya nParticles
  • Sistema de simulação de musculatura
  • Melhorias nas ferramentas de mapeamento UV
  • Instâncias para renderização
  • Melhorias nas camadas de renderização

Dentre todos esses recursos, o que me deixa mais curioso é o novo paradigma na seleção de entidades em 3d, como promete o texto no web site. Pouca coisa foi liberada na web até agora, mas provavelmente aos poucos a Autodesk deve divulgar vídeos de demonstração. Acho que isso é uma maneira de prestigiar as pessoas que visitam a Siggraph nesse momento, e podem conferir conteúdos exclusivos.

Bem, nesse sentido qualquer pessoa com uma câmera na mão pode burlar essa falta de informação. Um usuário que estava assistindo a apresentação sobre o novo sistema de camadas para animação, gravou a palestra e o vídeo, publicando o conteúdo no Youtube. O áudio está ruim, mas já ajuda os que ficaram de fora da feira.

Qual a função desse tipo de ferramenta? Ele funciona de maneira parecida com o Layers de ajustes do Photoshop, que permitem fazer alterações nas imagens sem danificar os pixels originais. Em animação o resultado é semelhante, mas aplicado na edição e ajuste de keyframes.

Por exemplo, ao criar uma animação ou editar os dados oriundos da captura de movimento de um personagem, você pode manter os dados originais e aos poucos, adicionar camadas de animação, para fazer ajustes e modificar a dinâmica do movimento. Caso as alterações não fiquem de acordo com o que a animação demanda, o artista pode excluir a camada de animação e fazer o movimento retornar ao estado original.

Poucos detalhes foram divulgados sobre a ferramenta, mas já é possível ter uma idéia da quantidade e qualidade das atualizações.