Como sempre digo nos artigos que escrevo aqui no Blog, uma das minhas atividades profissionais é ensinar computação gráfica, seja qual for a ferramenta ou dimensão 2d ou 3d, gosto de trabalhar com o ensino de aspectos relacionados ao ensino de computação gráfica. Para tentar expandir ainda mais as minhas possibilidades de ensino e ajudar pessoas que não têm um curso desses a disposição, criei junto com esse Blog um sistema de educação a distância para cursos de computação gráfica. Esse sistema está completando um ano de vida agora no meio do ano, com alguns cursos gratuitos e um curso pago a disposição.

Na última semana consegui reservar um bom tempo, para fazer uma limpa no sistema e atualizar todos os sistemas. Além dos sistema, troquei o skin do site para que o mesmo fique mais agradável aos usuários, e possibilite a criação de mais cursos.

Portanto, o sistema foi totalmente reformulado e por enquanto os cursos estão na sua maioria indisponíveis.

O único que pode está disponível hoje é o de Blender 3D – Básico. Sim, se você quiser pode fazer um curso de Blender básico de maneira totalmente gratuita. Claro, o material é destinado a pessoas que não tenham tido ainda nenhum contato com o Blender, mostrando aspectos como a interface e alguns comandos básicos.

Além desse curso gratuito, ainda existe um sobre os conceitos básicos de SketchUp 6, que tem o mesmo objetivo, de mostrar o funcionamento básico do Google SketchUp. Esse curso em particular está dando um pouco de trabalho para restaurar, parece que o arquivo de backup ficou corrompido e não estou conseguindo restaurar ele. Caso não consiga, precisarei renderizar os vídeos novamente, o que pode fazer com que o curso demore um pouco mais para ficar disponível.

Por enquanto, o único curso pago disponível que estará online novamente amanhã é o que aborda a modelagem por subdivisão no Blender 3D.

Com essas atualizações no sistema, espero poder lançar cada vez mais cursos no sistema. A meta para o próximo mês é de lançar um curso a cada 15 dias, sendo um gratuito e outro pago. Os cursos gratuitos sempre servem de introdução para algum tema mais complexo. Por exemplo, o curso de Blender 3d básico serve de introdução aos cursos que abordam aspectos mais complexos do Blender.

Um desses cursos é o que aborda a integração entre o Blender e o Indigo Renderer para visualização de interiores. Esse curso estava programado para marcar a estréia do sistema, mas acabei atrasando um pouco a produção dele. Mas, essa semana estou terminando de gravar a última aula do curso, que deve ficar pronto no final de semana com um pouco de pós-produção.

Depois desse curso de Indigo, pretendo produzir algo relacionado com SketchUp avançado. Bem, esses são apenas alguns dos cursos. Como fiz investimentos extras no sistema, para deixar ele ainda mais rápido e facilitar a manipulação dos cursos, estou colocando os prazos de lançamento dos novos cursos como uma obrigação e ao mesmo tempo desafio.

Aos que estão esperando um pouco mais pelos cursos, espere só mais alguns dias para ter acesso total ao ambiente. A espera vai valer à pena!