A grande maioria dos filmes hoje em dia, pelo menos os que têm mais recursos financeiros para a produção, investem em pequenos clips de abertura e encerramento. Na maioria das vezes, esses clips são chatos e intermináveis, mas alguns deles são muito legais, integrando de maneira muito eficiente e mostrando sempre grafismos ou efeitos que tenham relação com o enredo do filme. Um aspecto interessante em relação a esse tipo de clip, é que existem empresas especializadas na produção desse material, que é geralmente feito por pessoas que não tem relação direta com as equipes de filmagem.

Quem gosta desse tipo de arte, precisa muitas vezes comprar um DVD só para poder conferir o vídeo. Se você quiser conferir alguns desses vídeos, existe um web site que disponibiliza esse material para download em resolução muito boa, com dados técnicos sobre a empresa que trabalhou no clip. O nome do site é Art of the Title Sequence.

Alguns dos vídeos disponíveis lá são de filmes mais recentes, como o Homem de ferro, mas não espere material sincronizado com os filmes que estão passando no cinema.

Um ótimo exemplo do que pode ser encontrado no web site, o clip de abertura para o filme do Senhor das Armas, que mistura o uso de animação 3d com composição e efeitos especiais para criar o efeito desejado. No artigo sobre o clip, você encontra informações sobre que produziu, dirigiu e o nome do estúdio envolvido. Além disso, é possível encontrar um link para download do clip e links relacionados com artigos em outros web sites, com matérias e tutoriais mostrando como o vídeo foi concebido.

Faça o download e estude os movimentos e composição dos efeitos! Esse é um ótimo recurso para mostrar em aulas e usar como exercícios. O material do Homem de ferro é perfeito, pois usa apenas grafismos para mostrar o personagem e não precisa de filmagens.

Outro filme que tem um clip de abertura muito bem feito é o Stranger than Fiction, que faz um trabalho muito legal de composição, com elementos que interagem com o personagem na tela. Seja qual for a ferramenta de composição que você use, recomendo o download e análise criteriosa do material!