Clicky

A arte dos clips de abertura e encerramento de filmes

Compartilhe o artigo!

A grande maioria dos filmes hoje em dia, pelo menos os que têm mais recursos financeiros para a produção, investem em pequenos clips de abertura e encerramento. Na maioria das vezes, esses clips são chatos e intermináveis, mas alguns deles são muito legais, integrando de maneira muito eficiente e mostrando sempre grafismos ou efeitos que tenham relação com o enredo do filme. Um aspecto interessante em relação a esse tipo de clip, é que existem empresas especializadas na produção desse material, que é geralmente feito por pessoas que não tem relação direta com as equipes de filmagem.

Quem gosta desse tipo de arte, precisa muitas vezes comprar um DVD só para poder conferir o vídeo. Se você quiser conferir alguns desses vídeos, existe um web site que disponibiliza esse material para download em resolução muito boa, com dados técnicos sobre a empresa que trabalhou no clip. O nome do site é Art of the Title Sequence.

Alguns dos vídeos disponíveis lá são de filmes mais recentes, como o Homem de ferro, mas não espere material sincronizado com os filmes que estão passando no cinema.

Um ótimo exemplo do que pode ser encontrado no web site, o clip de abertura para o filme do Senhor das Armas, que mistura o uso de animação 3d com composição e efeitos especiais para criar o efeito desejado. No artigo sobre o clip, você encontra informações sobre que produziu, dirigiu e o nome do estúdio envolvido. Além disso, é possível encontrar um link para download do clip e links relacionados com artigos em outros web sites, com matérias e tutoriais mostrando como o vídeo foi concebido.

Faça o download e estude os movimentos e composição dos efeitos! Esse é um ótimo recurso para mostrar em aulas e usar como exercícios. O material do Homem de ferro é perfeito, pois usa apenas grafismos para mostrar o personagem e não precisa de filmagens.

Outro filme que tem um clip de abertura muito bem feito é o Stranger than Fiction, que faz um trabalho muito legal de composição, com elementos que interagem com o personagem na tela. Seja qual for a ferramenta de composição que você use, recomendo o download e análise criteriosa do material!

 

2018-03-20T13:01:21+00:00 By |After Effects|2 Comentários

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

2 Comments

  1. Marco Antônio Ribeiro 20/08/2008 em 3:11 pm

    Caro Allan, essa foi uma das dicas mais bacanas que já encontrei aqui. Adoro cinema, e algumas aberturas, como a do “O Senhor das Armas” (“Lord of War”), que é uma das mais fantásticas que já vi, valem o aluguel ou a compra do filme.

    Abraço a todos!

    Marco Antônio

  2. Rodney S.Pereira 09/07/2009 em 6:07 pm

    Ola Alan Britto, achei espetacular este sitio que vc indicou mas não consegui fazer o download dos clips. Faço videos e filmagens para datas especiais e sempre preciso de alguns clips para enriquecer os dvds. Vc teria conhecimento de algum sitio que disponibilize estes clips para download?

Deixar Um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.