Já faz um bom tempo que não indico nenhum vídeo do fxguide TV, que é um videocast relacionado com computação gráfica e efeitos especiais. Apesar de ser um programa de alta qualidade, tanto na parte de produção como no conteúdo, eles estavam com baixa freqüência de produção e colocando muitos artigos e matérias relacionadas com seus próprios patrocinadores. Mas, nos quatro últimos episódios do videocast eles publicaram algumas matérias interessantes, com visitas aos stands da Siggraph 2008. O melhor de tudo é que o material está todo disponível em 720p, para aqueles que têm disponível uma TV ou monitor HD é a oportunidade de passear pela Siggraph em alta resolução.

Recomendo o download dos episódios 29, 30, 31 e 32 que falam sobre a Siggraph. O pessoal faz várias matérias e entrevistas, uma delas envolveu o pessoal da Eyeon, desenvolvedores do Fusion e que por muito tempo foi patrocinador deles.

Bem, mas o interessante mesmo foram as matérias que envolvem alguns tipos de hardware experimentais que podem estar disponíveis comercialmente no futuro. Dentre essas novas tecnologias, podemos encontrar vários simuladores que usam realidade virtual para apresentar cenários.

Um dos vídeos mostra o pessoal da Autodesk falando do lançamento do Mudbox 2009, Maya 2009 e vários outros produtos. Na entrevista os representantes da Autodesk destacam a crescente demanda por profissionais especializados em pré-visualização para o mercado publicitário e de cinema. Esse tipo de tecnologia economiza muito dinheiro nas produções, por isso eles estão investindo pesado para deixar o processo mais rápido e fácil.

O mercado de pré-visualização é uma ótima maneira de criar material 3d com custo baixo, pois ele serve apenas para avaliar o posicionamento da câmera e dos atores em uma determinada cena. O Blender já foi até usado para fazer esse tipo de trabalho, em um dos filmes do Homem Aranha (2).

No último episódio, o de número 32, boa parte da produção é dedicada a novas tecnologias relacionadas com captura de movimento.

Para fazer o download dos episódios, visite esse endereço. A versão em 720p tem mais de 100 MB de tamanho, para aproximadamente 10 minutos de vídeo.