Algumas universidades, principalmente as que têm cursos voltados para cinema e design de produto, demandam que seus alunos aprendam a usar ferramentas como o Maya ou Blender, para apresentar projetos e desenvolver melhor suas atividades acadêmicas. Na maioria dos casos, esse tipo de aprendizagem é responsabilidade de cada aluno, mas algumas instituições providenciam uma “pequena” ajuda, como é o caso da Universidade de tecnologia de Swinburne, na Austrália.

Eles disponibilizaram para os seus alunos e para o público em geral, um conjunto completo de tutoriais gratuitos, todos baseados em vídeo sobre Maya. Os tutoriais apresentam apenas dois pequenos problemas, que são a língua inglesa usada para narrar os tutoriais e a versão do Maya usada nos tutoriais, que está um pouco desatualizada. No caso, eles usam o Maya 7.

Fora isso, o material é muito bom e bem completo. Veja a lista de assuntos abordados nos tutoriais, divididos em aproximadamente 9 módulos:

  1. Introdução e interface do Maya: Aqui é apresentada a interface e os comandos básicos de transformação. Por exemplo, nos vídeos você aprende a fazer extrude e realizar operações booleanas.
  2. Modelagem: Depois que os conceitos básicos estão assimilados, os vídeos mostram como realizar modelagem por subdivisão e NURBS no Maya.
  3. Texturas e materiais: Com os modelos 3d prontos, o próximo módulo aborda o uso de materiais e texturas, inclusive mostrando várias ferramentas e técnicas para fazer mapeamento UV.
  4. Iluminação: Aqui os vídeos mostram as configurações básicas da iluminação no Maya, assim como o uso de iluminação global.
  5. Câmeras e renderização: Além das câmeras e opções de render, os vídeos desse módulo começam a mostrar técnicas de animação para a câmera.
  6. Animação: Agora sim, os interessados em conhecer as ferramentas de animação do Maya, podem conhecer técnicas como a criação de uma animação em Looping constante e o blendshape para criar a animação de olhos piscando.
  7. Simulações físicas: Um bom conjunto de tutoriais sobre o Maya não poderia terminar sem a abordagem das partículas. Nos vídeos o autor mostra dois exemplos, sendo um deles a criação de fogo.
  8. Criando projetos no Maya: Esse módulo é baseado em exercícios. Mesmo que você não assista a nenhum dos módulos, recomendo consultar o material disponível aqui, pois eles englobam boa parte dos outros tutoriais.
  9. Configuração de personagens para animação no Maya: Por último, uma introdução sobre a criação de personagens com o Maya. Nos vídeos o autor mostra a configuração de um personagem bípede, assim como os passos necessários para fazer esse personagem caminhar.

Cada uma dessas partes apresenta vídeos detalhados do processo, alguns até com divisões em capítulos dos vídeos, de tão detalhado que o processo é apresentado. Em suma, os vídeos são imperdíveis para os interessados em aprender o Maya.

Mesmo estando desatualizado, esse tipo de material pode fazer a diferença no seu aprendizado.