Mesmo com uma competição acirrada entre a Adobe e Apple, pelas melhores ferramentas para editar e montar vídeos, aqui no Brasil o Premiere ganha de longe essa disputa. Muito dessa vantagem se deve ao hardware da Apple, que até um ano atrás era muito caro, para qualquer pessoa interessada em trabalhar com edição de vídeo digital. Na época, com o valor necessário para comprar um Mac próprio para edição, era possível adquirir 3 PC`s poderosos e ainda mais as licenças do Premiere necessárias para trabalhar com eles. Sim, era muito caro.

Hoje a situação já está melhor, mas a base de usuários ainda é muito grande. Bem, esse artigo é direcionado para essas pessoas que precisam aprender mais sobre o Premiere, ou simplesmente gostariam de dicas e tutoriais relacionados à edição de vídeo.

Um dos melhores recursos que já encontrei sobre o Premiere, para todas as suas versões, seja o Premiere PRO 1.5, Premiere PRO 2.0 ou o Premiere CS3 é a Adobe Premiere Pro Wiki.

IMG_4816

O web site é uma coletânea de informações sobre o Premiere, organizada e mantida por usuários interessados em aprender mais sobre a ferramenta. Lá é possível encontrar vários recursos como:

  • Artigos com análises de ferramentas
  • Fóruns sobre edição de vídeo
  • Glossário com termos técnicos da área de vídeo
  • Erros comuns na instalação e uso do Premiere, com as devidas explicações e soluções dos problemas
  • Indicação de compatibilidade de hardware para o Premiere, como placas e periféricos para vídeo digital
  • Tutoriais! (Essa parte não poderia ficar de fora)

Na área de tutoriais, consegui relacionar mais de 200 links para tutoriais para as mais diversas operações relacionadas ao uso do Premiere, como autoração de DVD, compressão de vídeo e outros. Se você ainda tem alguma dúvida sobre o funcionamento da ferramenta, essa é a oportunidade de aprender ainda mais.

Já que esse artigo fala sobre o Premiere, uma notícia pode interessar os usuários do Premiere! Esse mês a Adobe deve anunciar o lançamento de uma atualização para a sua família de aplicativos gráficos, que deve se chamar Adobe CS4. Ainda é cedo para falar sobre quais ferramentas devem ser anunciadas, mas já estão aparecendo supostas imagens, de versões novas do Premiere, Dreamweaver e Flash.

Assim que notícias mais concretas, com novidades e novas ferramentas aparecerem, publico aqui no Blog.