Dentre os tipos de mensagem que mais recebo por e-mail, uma sempre me chama a atenção que é a quantidade de pessoas, precisando visualizar arquivos de projetos criados no AutoCAD, no caso arquivos DWG, mas que não possuem o AutoCAD. Isso não é tão incomum assim, pois na maioria das vezes empresas ou profissionais liberais envolvidos na área da construção civil fazem seus projetos em softwares que salvam arquivos no formato DWG, ou usam o próprio AutoCAD. Claro que depois do projeto pronto, as pessoas querem uma cópia do arquivo para visualizar com a família.

Depois que eles descobrem que não é possível visualizar o arquivo com os softwares presentes no Windows, acabam procurando o AutoCAD, que é erroneamente indicado pelas pessoas que criaram o arquivo como sendo a ferramenta ideal para abrir o projeto.

Não é necessária uma ferramenta que custa mais de dois mil reais para visualizar um arquivo como esse. Eles não são santos, mas nesse caso disponibilizam uma ferramenta gratuita, que consegue visualizar e imprimir esse tipo de arquivo, sem a necessidade de instalar o AutoCAD.

Essa ferramenta se chama DWG TrueView, sendo de uso e cópia totalmente gratuitos. A única restrição na ferramenta é relacionada à edição dos desenhos e projetos, que só pode ser feita mesmo no AutoCAD.

Para fazer o download do software, visite esse endereço. Será necessário fazer um cadastro no web site da Autodesk para começar o download, mas assim você evita o uso de uma ferramenta muito mais cara e desnecessária para essa situação. Mesmo profissionais e empresas, que projetam usando o ArchiCAD e Microstation, acabam salvando e distribuindo arquivos para plotagem no formato DWG, pela sua grande aceitação.

Esse tipo de ferramenta é útil até mesmo para artistas 3d, que recebem muitos projetos nesse formato. A ferramenta que melhor se integra com arquivos DWG é o 3ds Max, mas se o artista 3d não usar o 3ds Max, pode se encontrar em apuros na hora de abrir e conferir as informações de um projeto, para trabalhar na visualização. Com essa ferramenta ele pode evitar esse tipo de problema, sem a necessidade de investir em uma ferramenta de CAD só para isso.