Com a onda de lançamentos e atualizações a Softimage lançou uma atualização para a sua suíte de animação e modelagem 3D, o Softimage XSI 7. A atualização do software acompanha várias pequenas melhorias e novas ferramentas, como o Softimage ICE, um editor de nós semelhante ao que o Blender 3D já tem há certo tempo e que começa a ganhar destaque em várias ferramentas, como no Cinema 4D. Esse artigo não é para falar sobre as novidades do Softimage XSI 7, mas sim de uma ótima parceria da Softimage com o Digital-Tutors para oferecer um treinamento básico inicial a todos os artistas 3d interessados em usar o Softimage XSI para seus trabalhos.

Como funciona esse treinamento gratuito? Simples, você acessa esse link no web site da própria Softimage, faz o download de três arquivos ZIP, cada um com aproximadamente 650 MB, extrai o conteúdo e grava em um DVD. Pronto! Só é necessário fazer isso, na verdade o treinamento pode ser executado até mesmo do disco rígido, não é necessário gravar um DVD.

A maioria dos cursos da Digital-Tutors é paga, acredito que eles estão fazendo isso como forma de divulgar os seus próprios treinamentos de Softimage mais avançados.

O curso que eles oferecem, mostra uma visão geral de como funciona o Softimage, não espere conhecer detalhes específicos sobre o funcionamento de cada ferramenta. Mesmo assim é muito legal o treinamento e um artista que desconheça o software, pode contemplar várias áreas especializadas do Softimage. Não preciso dizer que já fiz o download e assisti quase todos os tutoriais. Posso dizer com segurança que vale a pena reservar algumas horas, para conhecer as técnicas e ferramentas.

Assim que você executa o DVD, vai encontrar um menu com as várias áreas abordadas no curso básico.

treinamento-DVD-gratuito-softimage-xsi-7

Esses são os assuntos abordados no treinamento:

  • Introdução ao XSI
  • Softimage XSI para produção de cinema
  • Softimage XSI para desenvolvimento de jogos
  • Softimage XSI para efeitos especiais
  • Softimage XSI para vinhetas e comerciais de TV

Cada uma dessas áreas é abordada com vários vídeos, mostrando a interface do Softimage e modelos 3d com exemplos acompanham, cada parte do treinamento.

Assim que já comentei no início do artigo, os tutoriais não são detalhados, mesmo com vídeos de quase 20 minutos, os assuntos abordados são tão complexos, que seria necessário um treinamento especializado, para conseguir resultados melhores.

Se você nunca teve nenhum tipo de contato com a ferramenta, mas assim como eu, gosta de conhecer todas as ferramentas 3d para poder avaliar e comparar as melhores opções, o download é mais que recomendado!