Na época em que ministrava aulas de desenho técnico com AutoCAD, lembro que além da dificuldade básica de qualquer iniciante na ferramenta, que era a integração com a área de desenho e a linha de comando, estava a manipulação e controle do zoom. O Zoom em ferramentas de CAD seja ele o AutoCAD, ArchiCAD ou Microstation é muito sensível e pode ser fundamental para melhorar a produtividade dos desenhistas. Como na maioria das vezes os desenhos e diagramas, exigem o detalhamento e trabalho em partes bem especificas do desenho, não é incomum um desenhista mudar constantemente o zoom da tela.

Com o tempo e um pouco de prática, as coisas ficam mais fáceis, mas ainda é possível melhorar a manipulação dos desenhos em CAD. Um ótimo exemplo disso é uma nova ferramenta que foi disponibilizada no Autodesk Labs, que pode ser usada no AutoCAD 2009 e 2008. O objetivo dessa ferramenta é adicionar dois botões na barra de ferramentas do AutoCAD, do tipo “próximo” e “anterior”.

Step 1: Autocad Model

Esse botão funciona da mesma maneira com que os botões existentes nos nossos navegadores Web.

O objetivo deles é fazer com que o desenhista possa a qualquer momento, retornar as visualizações anteriores que ele estava tendo do seu desenho, assim como avançar caso seja necessário. A opção Zoom Previous do AutoCAD até faz isso, mas não é possível trabalhar com tanta flexibilidade assim, por isso a nova ferramenta é tão útil.

Veja o que pode ser considerado para essa navegação:

  • Alterações no modo de exibição de um desenho 2D e 3D
  • Mudança de Layout
  • Qualquer alteração na Viewport como Zoom, Pan e outros
  • Mudanças com o Zoom all e extends

A instalação no AutoCAD 2009 é bem simples, segundo a própria orientação no web site da Autodesk, basta extrair o conteúdo do arquivo compactado, e executar um arquivo de configuração ARX.

Os usuários do AutoCAD 2008 precisam de um pouco mais de trabalho, pois a ferramenta se integra a interface Ribbon do AutoCAD 2009 apenas, portanto é necessário criar dois botões personalizados, para depois associar à ação dos mesmos a ferramenta de navegação.