Como já havia comentado aqui no Blog, o maior destaque no mercado de computação gráfica para hoje é o lançamento do pacote CS4 da Adobe, que se chama Adobe Creative Suite 4 mesmo. Antes mesmo do evento transmitido ao vivo pela internet, a Adobe já tinha publicado no seu web site as descrições das ferramentas, com as novidades dessa versão. Esse artigo é sobre o Adobe Premiere CS4, que recebeu algumas atualizações e está mais amigável com o artista interessado em editar vídeos digitais.

A primeira coisa que chama a atenção em todo o pacote CS4 é ênfase que várias ferramentas ganharam com a pesquisa. Por exemplo, no trabalho de edição com o Premiere, podemos criar várias seqüência, que são equivalentes a timelines. Cada uma dessas seqüência pode apresentar imagens, clipes de vídeo, títulos e muitos outros elementos. Quando o projeto começa a ficar muito grande, geralmente o artista perde o controle da localização desses elementos no projeto.

Por isso, uma das novas ferramentas em destaque do Premiere CS4 é a pesquisa avançada em itens das seqüência.

MY Macbook pro - PS CS4 beta

A lista completa com os novos recursos do Premiere CS4, pode ser encontrada nesse link que leva diretamente a página do produto na Adobe. No web site é possível encontrar vídeos de demonstração para praticamente todas as novidades. Portanto, se você tem interessem em conferir algumas dessas novidades do Premiere CS4, recomendo a visita.

Esses são alguns dos novos recursos em destaque:

  • Melhor integração com câmeras e dispositivos que não usam fita para gravação: Um dos destaques da versão é o suporte completo a formatos de vídeo e câmeras, que não são mais baseadas em fita. Assim, quem usa esse tipo de dispositivo, não precisa fazer várias conversões para editar o vídeo no Premiere.
  • Pesquisa e transcrição de texto: Aqui temos uma das ferramentas mais legais dessa versão, que é a transcrição de texto narrado em vídeos. Isso mesmo! Com essa ferramenta, um artista pode transformar áudio em texto e até mesmo editar o vídeo, com base na busca dessas palavras faladas na narração. Será que está disponível para texto narrado em português? Acredito que ainda não, mas com o tempo deve ser lançada uma versão para o português. Mesmo sem suporte a nossa língua, essa é uma ferramenta fantástica.
  • Suporte para captura de vídeo em tempo real: Uma nova ferramenta chamada de Adobe On Location CS4, permite capturar e adicionar dados em texto, para integrar clipes de vídeo em várias ferramentas da Adobe.
  • Mais opções para exportar vídeo no formado to Flash: Uma tendência de todo o pacote CS4 é a maior integração com a internet, e para isso o suporte melhorado a criação de vídeo em Flash não poderia faltar.
  • Autoria de conteúdo em Blu-ray: Outra tendência que não poderia faltar é a edição e autoria de conteúdo em alta definição. Para isso, foi melhorado o suporte a tecnologia Blu-ray.

Como você pode perceber as melhorias não envolvem grandes alterações na interface, mas sim de pequenas melhorias e novas tecnologias incorporadas a ferramenta, para deixar o software ainda mais produtivo. Opções como a integração com novas tecnologias, e a possibilidade de organizar melhor os projetos constituem os maiores destaques.